Neo QLED e OLED são as grandes apostas da Samsung na nova linha de televisões

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

Realizou-se esta manhã o Unbox & Discover 2023. Este foi o evento onde a marca revelou a sua mais recente linha de TVs, que chega a Portugal em maio, e já se encontra em fase de pré-venda no nosso país.

A Samsung pretende “disponibilizar aos utilizadores tecnologias que elevam a experiência de visualização, independentemente do estilo de vida ou hábito de consumo”. E isso verifica-se também em toda a categoria da Visual Displays, sob o lema “Ecrãs em todo o lado, Ecrãs para todos”.

samsung

“No entender da Samsung, a tecnologia deve ser capaz de capacitar e melhorar a vida das pessoas e não o contrário", afirma Jong-Hee (JH) Han, Vice Chairman, CEO and Head of DX (Device eXperience) Division na Samsung Electronics.

Experiências premium com os novos ecrãs premium

A Samsung lidera o mercado global de televisões há 17 anos consecutivos. E a mais recente linha Neo QLED promete continuar esse trilho. A qualidade de imagem alia-se ao design diferenciador bem conhecido da marca.

samsung

Suportam Dolby Atmos, com as colunas do canal superior a proporcionarem um som multidimensional. Os utilizadores poderão também desfrutar de conteúdo em 8K, por exemplo no YouTube, com o Auto HDR Remastering.

Ainda neste campo, destaca-se a tecnologia de Object Tracking Sound+. Esta “permite à TV analisar o conteúdo e emitir o som que acompanha a ação que está a decorrer no ecrã, tornando o áudio ainda mais envolvente e uma experiência de som 3D que coloca o utilizador no centro da ação”.

samsung

A gama OLED também cresce neste ano de 2023, com um conjunto de atualizações. Em Portugal estão disponíveis os modelos S90C e S95C, com funcionalidades que chegam de outros modelos premium da marca.

Falamos do Processador Neural Quantum 4K, que é um complemento entre IA e tecnologia OLED para reprodução de cor e tons de preto profundos com pixéis auto-iluminados aperfeiçoados pela tecnologia Quantum Dot. O design fino e se moldura permite uma experiência de ecrã infinito.

samsung

Com o recurso Q-Symphony, as novas TVs Samsung e Soundbars compatíveis podem funcionar enquanto som uníssono e direcionado. É bom destacar que, durante a pré-venda em Portugal de uma TV Neo QLED ou OLED o consumidor receba uma Soundbar de oferta.

O Samsung TV Plus e o Gaming Hub estão em destaque, com este último a dar acesso a milhares de jogos aos utilizadores. Seja a partir Xbox ou outros serviços parceiros, é possível jogar nas TVs Samsung sem necessidade de consola.

samsung

A marca fala da redução do impacto ambiental destes produtos, que começa na embalagem e vai a até ao Comando Solar Eco - o SolarCell Remote. Agora na terceira geração, é um comando livre de baterias, recarregável através do painel solar embutido ou em radiofrequências de 2.4GHz (a aproveitar energia desperdiçada.

samsung

Também é possível ativar o Modo Energia IA a partir do smartphone ou TV, permitindo monitorizar e controlar a utilização de energia e padrões de consumo para uma melhor otimização da mesma.

Conetividade para todos

A plataforma SmartThings é o elo entre todas as televisões Samsung. É uma plataforma integradora para um controlo total dos dispositivos conectados, que torna possível acederes ao teu ecossistema de produtos diretamente no sofá. Todas estas novidades podem ser vistas no evento de lançamento das TVs Neo QLED 8K e OLED.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.