Sony é a responsável pelo maior trunfo dos smartphones Xiaomi 12S

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A gigante chinesa liderada por Lei Jun está pronta para apresentar a nova gama de smartphones Android a estrear a parceria com a Leica. Em causa estão os smartphones Xiaomi 12S, Xiaomi 12S Pro e, por fim, o Xiaomi 12S Ultra com apresentação marcada para o dia 4 de julho, na China.

Entretanto, a empresa tem divulgado vários teasers com o intuito de aumentar a curiosidade e expectativa em torno destes equipamentos, revelando também algumas caraterísticas técnicas. Entre estas, ficamos agora a conhecer um dos maiores trunfos para estes telemóveis que primarão pelas câmararas fotográficas.

Os Xiaomi 12S e Xiaomi 12S Pro usarão o sensor de 50 MP Sony IMX 707

Xiaomi 12S Sony
Comparação do tamanho relativo dos sensores de imagem usados em vários smartphones.

Após ter confirmado o design geral dos smartphones através das suas redes sociais, a Xiaomi confirma agora os sensores de imagem usados no novo trio de gama alta. Mais concretamente, temos o sensor de 50 MP desenvolvido pela Sony, o IMX707 nos modelos Xiaomi 12S e Xiaomi 12S Pro.

Por outro lado, para o modelo topo de gama, o Xiaomi 12S Ultra temos o primeiro sensor de 1 polegada da Sony, o IMX989. Este é o maior trunfo da gama de dispositivos que muito em breve ficaremos a conhecer, superando finalmente esta fasquia que indubitavelmente contribuirá para uma melhor prestação fotográfica.

Importa notar que estas informações foram partilhadas primeiramente na rede social chinesa Weibo, bem como pelo próprio CEO da Xiaomi, Lei Jun, também através do seu perfil de Weibo. Note-se, contudo, que o Sony IMX707 de 50 MP é o mesmo sensor que a tecnológica emprega atualmente no flagship Xiaomi 12 Pro.

O sensor Sony IMX989 tem 1'' e estreará no Xiaomi 12S Ultra

#Xiaomi12SUltra will feature the Sony IMX989, Sony's largest image sensor. This sensor helps boost focus speed and allows for better dynamic range.More information to be released at #Xiaomi12SSeriesLaunch on July 4th, 19:00 (GMT+8). pic.twitter.com/YmUoSEe2iJ

— Xiaomi (@Xiaomi) 29 de junho de 2022

O salto de qualidade que podemos esperar para este modelo de topo é extremamente alto. Este será o telemóvel capaz de superar, de uma vez por todas, as câmaras fotográficas compactas point and shoot. Não pela resolução absoluta do sensor, mas sim pelo seu efetivo tamanho.

Note-se ainda que este é o mesmo sensor que a própria Sony estreou no seu telemóvel Xperia Pro-I, medindo uma polegada de canto a canto. Agora, claro, importa também conhecer as óticas (o vidro / plástico) que fará chegar a luz a todo o sensor.

Em suma, resta saber se a Xiaomi tirará partido de todo o tamanho deste sensor. Algo que poderá ser potenciado pela Leica e pelas soluções óticas desenvolvidas pelas duas fabricantes. De qualquer modo, as expectativas estão muito altas para estes telefones.

The new era of mobile photography is here.Everything will be unveiled at 19:00 (GMT+8) on July 4th, 2022. #Xiaomi12SSeriesLaunch pic.twitter.com/nteecJfIYV

— Xiaomi (@Xiaomi) 28 de junho de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.