Snapdragon 8 Gen 3 já tem data de apresentação e surpresa da Qualcomm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O processador Snapdragon 8 Gen 3 liderará as hostes Android durante o final de 2023 e boa parte do ano vindouro de 2024. Sucederá ao atual topo de gama, o Snadpragon 8 Gen 2 da Qualcomm, o atual chipset topo de gama da tecnológica norte-americana.

Por via da regra, recordamos nós, as conferências da Qualcomm dedicadas aos processadores móveis têm lugar em dezembro de cada ano, no paradisíaco arquipélago do Hawai.

Este ano, porém, a data está já marcada para outubro de 2023, também na calorosa Maui no estado norte-americano do Hawai.

Snapdragon 8 Gen 3 chega em outubro de 2023

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3

A importância deste processador não pode ser menosprezada tendo em consideração a reputação e impacto da Qualcomm no mercado de dispositivos móveis.

Em causa está o próximo SoC flagship da empresa norte-americana a estrear durante o certame marcado para os dias 24 a 26 de outubro deste ano.

Até ao momento as fugas de informação sugerem que este processador utilizará uma configuração de núcleos a seguir o padrão: 1 + 5 + 2 (configuração nucleica).

Por outro lado, as gerações Snapdragon 8 Gen 1 e a atual Snapdragon 8 Gen 2 usa uma configuração 1 + 2 + 2 + 3 na ordenação e agrupamento dos seus núcleos.

Qualcomm prepara já o lançamento dos próximos SoC's topo de gama para 2023

Ao que tudo indica este SoC empregará um núcleo Cortex-X4 Prime (1 núcleo de topo) com até 5 núcleos Cortex-A720, bem como um total de 2 núcleos Cortex-A520 da ARM. Terá também uma gráfica Adreno 750 GPU a elevar a potência gráfica.

Em simultâneo, contamos com um aumento da memória cache L3 de 8 MP para 10 MB na próxima iteração deste chipset. Mais ainda, segundo o testemunho avançado pelo leaker Digital Chat Station, o Snapdragon 8 Gen 3 será primeiramente empregue nos telemóveis Xiaomi 14.

Em seguida teremos também a Vivo com o a sua gama Vivo X100 a usar o Snapdragon 8 Gen 3, bem como os iQOO 12, a gama Redmi K70 (Redmi Note 13), o OnePlus 12, bem como o telemóvel Realme GT5.

Por fim, aguardamos agora pela gradual divulgação de novas informações sobre este tão esperado processador para smartphones Android a chegar em 2023.

You’re invited to join us virtually for our next #SnapdragonSummit, live from Maui, Hawaii. 🌴 Save the date, October 24-26. pic.twitter.com/fmV0z29FAT

— Snapdragon (@Snapdragon) 1 de junho de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.