Qualcomm quer lançar-se no mundo das consolas portáteis

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O mundo das consolas portáteis tem registados ultimamente alguma agitação e, ao que tudo indica, vai continuar a seguir uma tendência de crescimento.

De acordo com os rumores mais recentes, a Qualcomm também quer aventurar-se neste segmento e está já em conversações com a Sony e a Nintendo para avançar.

Qualcomm em conversações com Sony e Nintendo para consola portátil

🔥According to Alex Katouzian, Senior Vice President at Qualcomm, Qualcomm has recently been in discussions with Nintendo and Sony SIE regarding the future development of portable gaming devices.Of course, it's unclear if this will actually lead to a partnership

— Revegnus (@Tech_Reve) 31 de maio de 2023

O mercado de consolas portáteis tem vindo, desde há algum tempo, a registar alguma movimentação. Recentemente, a Asus lançou a consola Ally e este segmento está a registar uma tendência de crescimento, pelo menos no que diz respeito a ter mais modelos disponíveis.

E, de acordo com os rumores mais recentes, parece que há mais uma marca a querer aventurar-se neste mercado. O leaker Tech Reve anunciou na rede social Twitter que a Qualcomm está em conversações com a Sony e com a Nintendo para desenvolver uma consola portátil da sua marca.

O conhecido leaker não fornece mais pormenores sobre estas parcerias, mas supõe-se que a Qualcomm pretenda a colaboração da Nintendo no desenvolvimento do design da sua consola portátil.

Quanto à Sony, a Qualcomm pode estar a tentar estabelecer uma parceria, no sentido de a gigante japonesa desenvolver jogos exclusivos para o suposto dispositivo portátil da Qualcomm.

A confirmar-se a existência desta consola portátil da Qualcomm, o segmento destes dispositivos pode registar uma novidade no que diz respeito a processadores.

Recorde-se que o Steam Deck está equipado com um chip AMD Zen 2 personalizado enquanto a Ally da Asus integra um processador da série AMD Z1. Por outras palavras, os dois equipamentos assentam numa plataforma AMD.

Como não podia deixar de ser, uma consola Qualcomm vai ser diferente, ao assentar numa plataforma Snapdragon 8cx Gen 4. Por outro lado, a Qualcomm tem já bastante experiência e boa reputação, no que diz respeito a processadores para equipamentos móveis.

Ainda assim, a fabricante de chips terá de alterar o paradigma de produção. Afinal, o que se pretende num processador para uma consola portátil é bastante diferente do desejado de um chip de smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt