Snapdragon 8 Gen 2 terá versão especial para atacar o A16 Bionic da Apple

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

No final deste ano, a Qualcomm irá apresentar o seu próximo processador topo de gama Snapdragon 8 Gen 2. Este será o processador a equipar os principais smartphones Android do início de 2023 e no qual se depositam muitas esperanças.

Os rumores começam já a dar-nos uma visão daquilo que este SoC trará para o mercado e parece que a Apple vai ser, mais do que nunca, um alvo a abater. Para isso, será desenvolvida uma versão ainda mais poderosa do Snapdragon 8 Gen 2.

Snapdragon 8 Gen 2 terá uma versão mais poderosa para combater o A16 Bionic

A tese é apontada por Digital Chat Station na rede social Weibo. Ele afirma que a Qualcomm está a preparar uma "versão de ultra-alta frequência" do vindouro Snapdragon 8 Gen 2.

Snapdragon 8 Gen 2

Este contará, alegadamente, com um núcleo principal com uma frequência na casa dos 3.4 a 3.5 GHz. Para efeitos de comparação, o Snapdragon 8+ Gen 1 conta com um núcleo principal de 3.2 GHz e o A16 Bionic com 3.46 GHz.

Tamanha frequência coloca algumas reservas em eventuais problemas de sobreaquecimento do Snapdragon 8 Gen 2. No entanto, essa problemática deverá ser colmatada graças ao processo de fabrico de 4 nm da TSMC.

É ainda apontado que esta versão especial do Snapdragon 8 Gen 2 contará com uma GPU mais potente. Alegadamente chamada Adreno 740, é mencionado que a mesma poderá superar o desempenho oferecido pela série A da Apple.

Este é um pormenor importante, pois a fonte não se dirige diretamente ao A16 Bionic como termo de comparação. Isto coloca a dúvida se a Qualcomm conseguirá superar o desempenho gráfico oferecido pelo mais recente processador da Apple.

Ou seja, para os que compram constantemente os processadores da Qualcomm com os da Apple, a primeira parece estar a trabalhar para entregar algo que finalmente satisfaça este universo. Esse componente, segundo o que é avançado, foi pensado para superar os rivais desenvolvidos em Cupertino.

Imediatamente poderíamos atribuir este novo chip à habitual versão Plus dos processadores desenvolvidos pela Qualcomm e desvendados a meados do ano. Contudo, a fonte parece convicta de que o componente em questão será apresentado no final deste ano a par de uma versão "normal" do Snapdragon 8 Gen 2.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.