Snapdragon 7 Plus Gen 1 será o novo trunfo da Qualcomm para smartphones de gama média

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Conforme nos aproximamos do final de 2022, são cada vez mais os rumores ligados ao próximo processador de topo da Qualcomm. Contudo, a empresa americana estará também a desenvolver um novo SoC para o mercado de gama média, o Snapdragon 7 Plus Gen 1.

Ainda pouco se sabe acerca deste novo processador, mas é certo que o mesmo virá para melhorar ainda mais o desempenho oferecido pelo Snapdragon 7 Gen 1. Fá-lo-á melhorando alguns aspetos internos, tal como nos deu agora a conhecer o conceituado Roland Quandt.

Snapdragon 7 Plus Gen 1 estará ainda mais próximo dos processadores de topo da Qualcomm

O conceituado leaker utilizou a rede social Twitter para revelar alguns pormenores técnicos do processador com a designação SM7475. Tudo indica que este será o Snapdragon 7 Plus Gen 1, dirigido ao mercado de dispositivos de gama média / alta.

Com efeito, o Snapdragon 7 Plus Gen 1 contará com oito núcleos de processamento numa configuração de 1+3+4. Ou seja, teremos três diferentes grupos de núcleos para diferentes tarefas, potenciando o seu desempenho e eficiência energética.

Os primeiros dois conjuntos deverão contar com uma frequência de 2.40 Ghz e estarão encarregues das tarefas mais exigentes. Os demais núcleos correrão a 1.80 GHz e ficarão encarregues das tarefas mais leves e assim potenciando a eficiência geral deste processador.

Especula-se já que a Qualcomm irá socorrer-se de diferentes núcleos para o desenvolvimento do Snapdragon 7 Plus Gen 1. O primeiro será baseado no Cortex-X3, ao passo que o segundo conjunto será baseado no Cortex-A715.

Tal como aconteceu com o Snapdragon 8 Plus Gen 1, também o novo SoC de gama média será desenvolvido pela TSMC na litografia de 4 nm. Uma mudança que permitirá ao Snapdragon 7 Plus Gen 1 suster o seu desempenho máximo durante mais tempo e gerar menos calor.

Será a junção dos novos núcleos com o novo processo de fabrico da TSMC que permitirá ao Snapdragon 7 Plus Gen 1 ser ainda mais potente que o chip original. Tudo para que os smartphones de gama média / alta se aproximem ainda mais dos verdadeiros topos de gama.

Ainda não temos indicação de quando será apresentado oficialmente o Snapdragon 7 Plus Gen 1. Contudo, há a probabilidade de tal acontecer já em novembro por ocasião do evento Snapdragon Summit.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel 7 Pro passa pela plataforma AnTuTu com resultados desapontantes
  • Google Pixel Watch: todas as especificações reveladas antes da apresentação
  • WhatsApp prepara-se para bloquear capturas de ecrã na app Android e iOS
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.