Snapdragon 7 Plus Gen 1 será o novo trunfo da Qualcomm para smartphones de gama média

Carlos Oliveira
Comentar

Conforme nos aproximamos do final de 2022, são cada vez mais os rumores ligados ao próximo processador de topo da Qualcomm. Contudo, a empresa americana estará também a desenvolver um novo SoC para o mercado de gama média, o Snapdragon 7 Plus Gen 1.

Ainda pouco se sabe acerca deste novo processador, mas é certo que o mesmo virá para melhorar ainda mais o desempenho oferecido pelo Snapdragon 7 Gen 1. Fá-lo-á melhorando alguns aspetos internos, tal como nos deu agora a conhecer o conceituado Roland Quandt.

Qualcomm SM7475. First Snapdragon 7 series with tri-cluster design. 1x prime core, 3x gold, 4x silver. 2,4xx GHz on the prime and gold cores, 1,8 GHz on silver (in testing)

— Roland Quandt (@rquandt) 5 de outubro de 2022

Snapdragon 7 Plus Gen 1 estará ainda mais próximo dos processadores de topo da Qualcomm

O conceituado leaker utilizou a rede social Twitter para revelar alguns pormenores técnicos do processador com a designação SM7475. Tudo indica que este será o Snapdragon 7 Plus Gen 1, dirigido ao mercado de dispositivos de gama média / alta.

Com efeito, o Snapdragon 7 Plus Gen 1 contará com oito núcleos de processamento numa configuração de 1+3+4. Ou seja, teremos três diferentes grupos de núcleos para diferentes tarefas, potenciando o seu desempenho e eficiência energética.

Os primeiros dois conjuntos deverão contar com uma frequência de 2.40 Ghz e estarão encarregues das tarefas mais exigentes. Os demais núcleos correrão a 1.80 GHz e ficarão encarregues das tarefas mais leves e assim potenciando a eficiência geral deste processador.

Snapdragon 7 Plus Gen 1

Especula-se já que a Qualcomm irá socorrer-se de diferentes núcleos para o desenvolvimento do Snapdragon 7 Plus Gen 1. O primeiro será baseado no Cortex-X3, ao passo que o segundo conjunto será baseado no Cortex-A715.

Tal como aconteceu com o Snapdragon 8 Plus Gen 1, também o novo SoC de gama média será desenvolvido pela TSMC na litografia de 4 nm. Uma mudança que permitirá ao Snapdragon 7 Plus Gen 1 suster o seu desempenho máximo durante mais tempo e gerar menos calor.

Será a junção dos novos núcleos com o novo processo de fabrico da TSMC que permitirá ao Snapdragon 7 Plus Gen 1 ser ainda mais potente que o chip original. Tudo para que os smartphones de gama média / alta se aproximem ainda mais dos verdadeiros topos de gama.

Ainda não temos indicação de quando será apresentado oficialmente o Snapdragon 7 Plus Gen 1. Contudo, há a probabilidade de tal acontecer já em novembro por ocasião do evento Snapdragon Summit.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.