Snapchat vai remover filtro que ameaça a segurança dos utilizadores

Paulo Montenegro
Comentar

Um dos filtros mais populares do Snapchat, que se tornou conhecido na aplicação por toda a polémica relacionada a ele, vai ser removido em breve.

Trata-se do filtro de velocidade que, segundo a NPR, será excluído devido às preocupações em relação à segurança dos utilizadores quando no trânsito.

Desde o seu lançamento em 2013 o filtro é usado por motoristas ao redor do mundo para registar a velocidade em que conduzem e partilha-la com amigos nas mais diversas rede sociais.

Snapchat
Filtro de velocidade do Snapchat (Fonte: NPR)

Incentivo à direção imprudente

Ele tem sido visto como um perigo por incentivar a direção imprudente no trânsito, algo que até resultou em várias ações judiciais por acidentes ou mortes devido à velocidade excessiva.

Ainda assim, a empresa não havia atendido aos pedidos para removê-lo, até que pressões recentes vindas de grupos como o End Distracted Driving deram resultados e a fizeram mudar de ideia.

Acidentes, mortes e muitos processos

Em 2015 uma colisão que resultou em danos cerebrais para um dos motoristas e três jovens mortos foi associada ao uso do filtro de velocidade do Snapchat.

Já em 2017, outro acidente fatal onde o condutor registou com o filtro a marca de 197 km/h pouco antes de bater numa árvore também ganhou repercussão – na ocasião, três pessoas perderam as suas vidas.

O Snapchat até tentou realizar algumas mudanças como, por exemplo, limitar a velocidade registada a no máximo 56 km/h, o que acabou a reduzir a popularidade do filtro.

Por isso, após o pedido do grupo End Distracted Driving, a empresa optou por excluir a função, que deve ser removida da aplicação nos próximos dias.

Editores 4gnews recomendam: