Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Vitor)

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 4 min.

Finalmente! O ano que parecia não ter fim, está prestes a ficar nos retrovisores de todos nós e, poderemos finalmente dizer adeus a 2020. Este foi provavelmente o ano mais atípico das últimas décadas, infestado de imprevistos e batalhas que nem nos nossos pior pesadelos teríamos imaginado.

É verdade que, como a esmagadora maioria dos mercados, o dos smartphones deparou-se com tempos difíceis, vendo o número de vendas cair a pique. No entanto, nem tudo foi negativo e, tivemos também o prazer de ver chegar inovações fantásticas que poderão moldar o futuro dos smartphones.

Ao longo do ano foram muitos os smartphones lançados no mercado, fazendo crescer novos segmentos e solidificando a oferta de outros já muito competitivos. Assim, deixo aqui a lista que enquadra aqueles que foram para mim as 5 melhores surpresas de 2020.

LG Wing, a revolução que poderá moldar os smartphones do futuro

Este foi para mim o smartphone que realmente revolucionou em 2020, apesar de claramente não ter conseguido conquistar o coração de todos os utilizadores. Está longe de ser perfeito, mas isso é um ponto que todos os smartphones que tentam inovar têm em comum.

As possíveis utilizações dos seus dois ecrãs são virtualmente infinitas, sendo apenas necessário que programadores comecem a tirar proveito deste novo formato.

Seja durante sessões de jogo, Netflix and Chill ou até mesmo para ver a bola enquanto trocamos mensagens com os amigos, este é um design que verdadeiramente me fascinou este ano. No entanto, é preciso ser realista e ter noção que para haver seguimento desta linha, é preciso que outras fabricantes decidam também apostar em algo semelhante.

Samsung Galaxy Z Flip, o smartphone dobrável com o único design que faz sentido

Longe de ser o smartphone dobrável perfeito, o Galaxy Z Flip é o único dobrável da Samsung que tem, na minha opinião, o único design que realmente faz sentido.

A abordagem apresentada pelos Galaxy Fold simplesmente não me convencem. Vejo muito mais benefícios e utilidades na tentativa de transformar um smartphone de grande ecrã, num pequeno telemóvel fácil de colocar no bolso, do que transformá-lo num "mini tablet".

Ainda assim, continua a ser impossível ignorar o preço praticado neste segmento dos smartphones dobráveis e também a facilidade com que se danificam. Esperemos então que em 2021, vejamos os smartphones dobráveis chegar com ecrãs bem mais robustos e com preços mais acessíveis.

Samsung Galaxy Note 20 Ultra, muito provavelmente o melhor smartphone de 2020

Sou uma das pessoas que considera absurdo pagar mais de €1,000 por um smartphone, especialmente se for um dos que ainda apresenta um design tradicional. No entanto, não posso ignorar tudo o que o Samsung Galaxy Note 20 Ultra tem para oferecer.

Seja no segmento fotográfico, qualidade do ecrã ou performance "pura", este é um smartphone que dificilmente consegue encontrar rival à altura em 2020.

Depois, ao acrescentarmos a S Pen à equação e tudo o que o modelo deste ano traz para aumentar a produtividade dos utilizadores, seria impossível não colocar o Galaxy Note 20 Ultra na minha lista dos meus 5 smartphones preferidos em 2020.

Xiaomi Mi 10T Pro, o sinónimo de perfeita relação preço/qualidade

Obviamente que nesta lista não poderia faltar um smartphone da Xiaomi, uma das fabricantes que continua a surpreender mais e mais a cada ano que passa. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas ao longo de 2020, a Xiaomi continuou sempre a "puxar carroça" e a apresentar números incríveis trimestre após trimestre.

Entre todos os smartphones que apresentou este ano (excluindo o Mi 11), o Xiaomi Mi 10T Pro seria muito provavelmente o smartphone que compraria atualmente. Consegue oferecer uma relação preço/qualidade que envergonha as suas rivais.

Com este smartphone, vais ter sempre a garantia de um equilíbrio fantástico em todos os segmentos, garantindo uma perforamance exemplar em jogos, produtividade, fotografia, autonomia, e tudo mais.

iPhone 12 mini, o único smartphone da Apple que me deixa tentado!

Nunca fui utilizador de iPhone, seguindo já com preferência pelo mundo dos smartphones Android desde o meu velhinho Samsung Galaxy S (sim, o primeiro). No entanto, com o passar dos anos e com as minhas prioridades a alterarem-se a um ritmo assustador, cada vez mais vejo a mudança para o mundo da maçã como uma realidade cada vez mais provável.

Graças ao seu design compacto, performance invejável e preço (relativamente) acessível, o iPhone 12 mini seria o único modelo de 2020 que poderia conseguir convencer-me a largar o meu querido Android. No entanto, para que isso aconteça, só mesmo fazendo "all-in" no mundo Apple e renovar TODOS os meus gadgets.

Ou seja, a menos que aconteça algum milagre, não me parece que seja sequer em 2021 que isso vá acontecer!

Editores 4gnews recomendam:

  • Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Bacelar)
  • Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Abílio)
  • Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Bruno)
  • Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Carlos)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.