Smartphones Nexus da Google terão algumas destas novas funcionalidades

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones da linhas Nexus são, por via da regra, os principais embaixadores de cada nova versão do sistema operativo da Google e ainda este ano, pelo menos em princípio, voltaremos a ter dois novos equipamentos com a mais recente versão do Android que já vai na sua versão 7.0, carinhosamente apelidada de Android Nougat.

Para além do novo nome, este Android 7.0 trará várias novidades e melhorias ao sistema operativo móvel mais popular do mundo. Entre elas, e de acordo com um exclusivo dos nossos colegas da Android Police, os Nexus de 2016 trarão um modo nocturno que filtrará os tons de azul para que o teu cérebro e os teus olhos possam descansar e, para além disso, teremos também um novo separador duplo para o menu das definições, entre outras novidades.

Contudo e como em qualquer fuga de informação (leak), saliento o facto de não podermos confirmar nenhuma destas informações até que os novos Nexus sejam efectivamente apresentados.

Definições organizadas em Coluna Dupla

Já tínhamos visto alguns rumores que sugeriam a presença desta funcionalidade nos próximos Nexus. Contudo, poderemos ter também uma nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores partilhar os conteúdos apresentados no ecrã, seja para partilhar na tua TV ou, mais interessante ainda, a possibilidade de partilhares o que vês com a assistência técnica da Google.

Isto é, imagina que tens algum erro ou algum problema no teu Nexus. Com esta nova funcionalidade poderás partilhar diretamente o teu ecrã com a equipa de assistência técnica da Google, estando as definições organizadas em duas colunas, numa delas terás as definições normais, na outra terás uma opção de partilha de ecrã caso precises de uma solução rápida para potenciais problemas.

Luz Noturna

Esta novidade, já presente em sistema operativos como o iOS na sua versão mais recente, consistirá num filtro dos tons azuis, o Modo Noturno.

Esta funcionalidade estará presente nos Nexus de 2016 e dará aos utilizadores a possibilidade de personalizar o filtro de luz azul, podendo escolher as horas a que o modo nocturno entra em efeito e as horas em que cessará funções. Além disso, de momento ainda não sabemos se esta funcionalidade estará apenas presente nos futuros smartphones Nexus ou se estará incorporada na versão final do Android 7.0 Marshmallow e, como tal, disponível para todos os smartphones que recebam a atualização.

Talvez queiras ver:
  • LG V20: o próximo phablet da LG mostra-nos as suas especificações
  • LG V20 será apresentado no dia 6 de setembro
  • OnePlus X começa a receber nova atualização de software
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.