Huawei. Vários smartphones continuam sem funcionar com o Android Auto

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.
Android Auto Huawei smartphones
Android Auto e smartphones Huawei não se dão bem @androidpolice

De um lado temos a Huawei que é já uma das maiores construtoras de dispositivos móveis do mundo. Uma empresa que conta já com um alargado leque de smartphones nas mãos de utilizadores por esse mundo fora. Utilizadores esses que podem muito bem possuir um carro com o sistema Android Auto. Até aqui tudo muito bem. Mas e se estes não forem capazes de usufruir de ambos os equipamentos?

É isto que tem vindo a acontecer a muitos utilizadores de equipamentos Huawei e do Android Auto. Uma incompatibilidade que teima em não ser corrigida e que pode comprometer a compra futura de smartphones da empresa chinesa.

Vê ainda: Xiaomi Redmi Note 5 tem nova versão que arrasa no preço

Importa desde já relembrar ao nosso leitor o que é o Android Auto. Trata-se de uma variante do sistema operativo da Google para funcionar em carros compatíveis. Trata-se de uma plataforma que permite a qualquer um utilizar as potencialidades do Android diretamente no seu carro.

Uma funcionalidade muito bem-vinda e que poderá dar imenso jeito quando estamos no meio do trânsito. Mas o problema está se tiveres um equipamento Huawei. Um problema que remonta ao ano de 2016 e que parece ainda não ter sido resolvido.

Tanto a Google como a Huawei já se pronunciaram sobre este assunto. A responsável pelo Android Auto já veio afirmar que a Huawei se encontra a trabalhar numa solução para o problema. Esta já corroborou estas declarações em fevereiro de 2017, afirmando que a solução se encontrava em desenvolvimento.

Smartphones Huawei e Android Auto não se dão desde 2016

Ora, passados dois anos, e de forma quase surpreendente, constata-se que o problema persiste. São várias as queixas de utilizadores de smartphones da marca chinesa devido à impossibilidade de utilizarem o Android Auto com os seus equipamentos. Apenas um pequeno punhado de dispositivos receberam a tão prometida solução.

Se dermos uma vista de olhos no site XDA Developers, verificamos que a lista de smartphones afetados é assustadoramente grande. As vítimas vão desde os seus topos de gama até aos populares modelos Lite. Sem esquecer ainda a sua sub-marca Honor. Um flagelo transversal a quase toda a oferta recente da marca chinesa.

Samsung Galaxy S9 Huawei P10 Huawei Mate 10
Huawei Mate 10 Pro, um dos afetados por este problema

O seu mais recente topo de gama, Mate 10 Pro, faz parte da lista de queixosos. Equipamento que fora desvendado em outubro de 2017 e, mesmo assim, não consegue funcionar plenamente com o serviço da Google. As queixas contemplam opções acinzentadas ou uma total inação com o serviço.

Algo que não deixa de ser irónico se tivermos em conta a mais recente publicidade feita aos Mate 10 e a sua Inteligência Artificial. Aqui a empresa chinesa gabou-se do facto de o seu mais recente topo de gama ser capaz de conduzir autonomamente um carro.

No entanto, se possuíres exatamente o mesmo equipamento capaz desta proeza não podes simplesmente utilizá-lo em conjunto com o serviço Android Auto. Uma indefinição de prioridades da parte da terceira maior construtora mundial.

Posto todo este historial, será que algum dia a Huawei e o Android Auto serão compatíveis? Haverá real interesse da parte da empresa chinesa em resolver estes problemas? E tu, tens experienciado problemas semelhantes? Deixa-nos a tua opinião.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Motorola Virtual Viewer, o próximo Moto Snap para os Moto Z3

Xiaomi consolida a vantagem sobre a Samsung na Índia – CMR

Netflix – Barack e Michelle Obama poderão ter a sua própria série

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.