O mercado de smartphones na Europa está a perder terreno, muito em parte devido ao conflito armado na Ucrânia. Com efeito, segundo a agência de análise de mercado Canalys, este é o fator primário para justificar a queda no mercado europeu de smartphones.
Todavia, apesar da queda generalizada, certas fabricantes como a Apple e, sobretudo, a chinesa Realme tiveram um crescimento digno de nota durante o 1.º trimestre de 2022. Além disso, ficamos a saber quais são as marcas favoritas dos consumidores na Europa.
Este é o Top 5 no mercado de smartphones na Europa
- Samsung: 35% de quota de mercado (-9%)
- Apple: 21% de quota de mercado (+1%)
- Xiaomi: 20% de quota de mercado (-22%)
- Realme: 5% de quota de mercado (+177%)
- OPPO: 4% de quota de mercado (-12%)
- Outras marcas: 15% de quota de mercado (-27%)
Em primeiro lugar continua a Samsung, a marca favorita dos consumidores europeus que, todavia, perdeu 9% de quota de mercado durante o 1.º trimestre. Logo em segundo lugar temos a Apple, com a tecnológica de Cupertino a conseguir crescer cerca de 1%.
Em terceiro lugar, a Xiaomi regista uma queda abrupta de 22% no volume de vendas no nosso continente. Todavia, é a Realme, a recordista digna de nota que se implementou firmemente na Europa durante os primeiros três meses do ano.
Aliás, o seu crescimento de 177% garante-lhe já 5% de quota de mercado, saltando à frente da sua casa mãe, a OPPO que ocupa agora o 5.º lugar com 4% de quota de mercado.
Todos os dados apresentados foram apresentados pela agência Canalys, apontando uma queda geral de 10% no mercado de smartphones na Europa durante o 1.º trimestre do ano.
Samsung lidera, seguida pela Apple, com Xiaomi em queda e ascensão da Realme
Ainda que as posições no Top 5 na Europa permaneçam virtualmente inalteradas, com a Realme a OPPO a trocarem de lugar, certo é que todo o mercado sofreu com a atual conjetura sócio económica do continente. Ou seja, perante o conflito armado na Ucrânia e sem que a Rússia dê sinais de abrandar a agressão, a quebra registada no 1.º trimestre deverá manter-se no 2.º trimestre.
Mercado de smartphones na Europa contrai 10%, arrastado pela Rússia e Ucrânia
A exceção reside no crescimento notório da Realme, fabricante chinesa criada em 2018 pela OPPO. O seu foco são os telemóveis Android com ótima relação qualidade / preço, uma fórmula tirada do livro da Xiaomi, com provas dadas de sucesso.
Atentando ainda no relatório da Canalys, devido ao conflito armado em curso foram registados vários constrangimentos no mercado de ambas as nações eslavas. Mais concretamente, na Rússia o mercado de smartphones caiu 31%, ao passo que na Ucrânia a queda foi de 51%.
Editores 4gnews recomendam: