Para quê um smartphone de vidro se não oferece carregamento sem fios?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Para que serve um smartphone com traseira de vidro se não oferece carregamento sem fios? Vamos falar do elefante na sala. Os smartphones cada vez estão mais bonitos, elegantes e melhores. As especificações são potentes. Temos terminais 8GB de RAM e processadores a correr a mais de 2GHz.

Porém, 2018 tem sido um ano confuso no que toca a ao segmento móvel. A Samsung já nos apresenta terminais com construção de vidro deste o Samsung Galaxy S6. Todavia, a beleza dos novos terminais chegou com um compromisso. São bem mais frágeis que um smartphone de metal.

Vê ainda: Poderá o Xiaomi Mi Note 5 ser revelado em conjunto com o Mi 8?

Digam o que disserem, um smartphone com construção em metal é bem mais resistente que vidro, mesmo que tenham mais de 10 camadas de Gorilla Glass.

Então se vidro é mais frágil que metal, porque é que as fabricantes insistem em trazer um terminal com uma construção deste género?

O carregamento sem fios devia ser obrigatório num smartphone de vidro

Claro que temos de falar da tendência de mercado. Depois dos novos iPhone 8 e X serem revelados com esta construção, foram muitas as marcas que seguiram a moda. Sou um apologista desta construção, contudo, se me der algo extra para colmatar o tal problema da fragilidade.

Já o disse várias vezes e volto a repetir. Adoro o carregamento sem fios. O meu primeiro smartphone com tal tecnologia foi o Nexus 5 e desde então sempre que o meu terminal diário não tinha esta tecnologia que sentia falta.

Não é que me custe muito introduzir o cabo de carregador, porém, temos de admitir que se tivermos meia-dúzia de carregadores sem fios espalhados pela casa acaba por ser mais cómodo.

A construção de vidro dá-nos a possibilidade de ter o tal carregamento sem fios, porém, as desvantagens de ter esta construção são importantes de realçar.

Desvantagens de um smartphone com construção de vidro

  • O telefone é mais frágil com construção em vidro
  • Suja-se muito facilmente e está constantemente cheio de impressões digitais
  • Risca muito mais facilmente que o metal

Em contrapartida temos a possibilidade de ter carregamento sem fios. Esta é a única grande vantagem de ter tal construção. Então porque é que marcas como a Huawei, OnePlus, Honor e por aí fora, nos dão uma construção deste género se não nos oferecem carregamento wireless? Não tem sentido.

Se querem fazer do terminal premium metam-lhe cerâmica. É um pouco mais caro mas ao menos não risca tão facilmente quanto o vidro. O toque é mais premium e justifica o preço alto do terminal.

Num smartphone como o Honor 10, por exemplo, até entendo. O smartphone custa 400€. Terá de ter compromissos. O OnePlus 6 também deixo escapar (ou tento). Mas terminais como o Huawei P20 Pro que custa 900€ não consigo entender.

Este é o desabafo de domingo. Não há muito por onde lhe mais pegar. Simplesmente não entendo. A tecnologia wireless charging é literalmente uma liga de metal. Para além de ser barata em quase nada altera o design interno do smartphone. Esperemos que a tecnologia fique mais "wireless" em 2019 e obrigue as marcas a evoluir uma tecnologia que simplesmente adoro.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Play Store: Estes são os jogos Android mais populares da semana

Motorola Moto Z3 Play poderá chegar acompanhado por um Moto Mod 5G

Sondagem: Qual preferes, OnePlus 6 ou Huawei Honor 10?

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.