Siri do iPhone 16 vai ter uma atualização radical e ganhar recursos IA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Depois dos rumores a darem conta de que todos os modelos do iPhone 16 vão estar equipados com o chip A18 e um novo botão de ação, eis que surgem novas informações sobre a assistente digital do smartphone.

O conhecido analista Ming-Chi Kuo está a avançar que a Siri vai sofrer uma atualização radical que inclusive vai incluir recursos baseados em IA.

Apple reorganiza equipa da Siri para preparar recursos IA

imagem do iPhone 15 Pro
O iOS 18 será apresentado na conferência WWDC de 2024 da Apple Crédito@Apple

O conhecido analista afirma que o compromisso da Apple em integrar recursos IA na assistente Siri é evidente, visto que até reorganizou a equipa responsável por esta funcionalidade no terceiro trimestre deste ano.

Diz Ming-Chi Kuo que a ideia é integrar conteúdo gerado por Inteligência Artificial (AIGC) e modelos de grande linguagem (LLM) no assistente digital do próximo smartphone Apple.

Kuo diz que “nos smartphones, a entrada de voz será a interface principal para AI/AIGC/LLM, portanto, reforçar as funções e especificações de software e hardware da Siri é a chave para promover o AIGC ”.

Esta informação alinha com rumores anteriores que indicavam que uma versão atualizada da Siri com recursos IA seria lançada na conferência WWDC de 2024. Essas mesmas fontes indicaram que a Apple podia integrar recursos semelhantes ao ChatGPT no próximo iOS 18.

Microfone de acesso a Siri com novas especificações

Ming-Chi Kuo afirma ainda que também o microfone incluído no smartphone vai ser alvo de uma atualização substancial. O analista apoia-se em informações obtidas junto da cadeia de fornecedores da Apple para avançar com esta informação.

Nesse sentido, o microfone vai chegar com resistência à água e com melhoramentos na relação sinal-ruído para fornecer uma experiência de assistente de voz bastante mais intuitiva.

Estas são as informações, para já, disponíveis sobre a próxima geração do iPhone, mas a esta distância do evento de lançamento da série, a Apple pode ainda fazer várias alterações.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt