Sensor biométrico no ecrã do smartphone também funcionará em LCD's

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Vivo apresentou o primeiro smartphone com sensor biométrico, ou leitor de impressões digitais, no ecrã com o Vivo X20 Plus UD. O terminal foi revelado na CES em Las Vegas e será apresentado de forma oficial no próximo dia 24 de janeiro.

Este terminal, com um design idêntico ao OnePlus 5T, contará com especificações de gama-média e um preço a rondar os 500€. O dispositivo destaca-se da concorrência por ser o primeiro a oferecer o tal sensor biométrico no ecrã.

Vê ainda: Passatempo: Não percas tempo e ganha um Apple iPad Air

A JDI (Japan Display Inc) revelou que está a trabalhar numa tecnologia idêntica para smartphones ou gadgets que queriam obter tal tecnologia. Porém, com algumas diferenças relevantes.

Até ao momento o sensor biométrico num ecrã funcionam apenas em tecnologia OLED ou AMOLED. A JDI está a trabalhar na mesma tecnologia mas para displays LCD. Isto significa que marcas menos "potentes" no mercado conseguirão à mesma investir na tecnologia sem ter de subir demasiado o preço nos smartphones.

Sensor biométrico no ecrã do smartphone é um passo obrigatório no mundo mobile

Embora o OLED ou AMOLED tenha sido aceite de uma forma uniforme no mercado. Muito porque nos dá uma tela com mais constraste, cor e um terminal com melhor autonomia, o mercado OLED ainda está um pouco caro para o investimento de empresas mais pequenas.

Com a tecnologia da JDI, os fabricantes com menos poder económico conseguirão trazer um sensor biométrico no ecrã nos seus dispositivos sem que para isso tenham de subir consideravelmente o valor para o consumidor final.

A tecnologia da JDI ainda está em desenvolvimento por isso não esperes que chegue ainda este ano. Na melhor das hipóteses em 2019 teremos uma quantidade enorme de smartphones e gadgets com tais possibilidades no mercado.

Ainda estamos para ver as grandes empresas investir em tal tecnologia. Se tivesse de apostar diria que a Samsung, Huawei e LG deverão ser as próximas a seguir a moda. Com a apresentação do Face ID questiono-me seriamente se a Apple investirá neste tipo de formato de desbloqueio nos próximos tempos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android One. Xiaomi Mi A2 / Mi 6X trará o novo processador Surge S2

Google quer trazer a Realidade Aumentada aos smartphones Android e iOS

Amazon Go – Loja de conveniência do futuro abriu esta segunda-feira

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.