Os ecrãs AMOLED são uma das caraterísticas paradigmáticas dos smartphones Samsung. São o melhor tipo de ecrã, existindo muitas variantes desta tecnologia, que podem encontrar num telemóvel ao fazerem um apanágio das cores e experiência de uso.
Todavia, esta mesma Samsung que produz os ecrãs AMOLED para a Apple e respetivos iPhone, no que concerne às vendas dos seus smartphones, os modelos mais vendidos integram ecrãs IPS LCD. Ou seja, prevalecem as vendas de telefones baratos.
A Samsung é a fabricante mais associada a ecrãs AMOLED
A fabricante mais conhecida pelos ecrãs AMOLED, a maior produtora deste tipo de ecrãs, vendeu mais telemóveis com ecrã IPS LCD do que com ecrãs AMOLED. Estas conclusões são avançadas pela agência de análise de mercado Omdia, citadas pela publicação BusinessKorea, reportando-se ao volume de vendas durante o último ano de 2021.
A primeira razão para tal é a adoção de ecrã IPS LCD nos segmentos de entrada e gama média da Samsung. Com efeito, são estes os telemóveis mais procurados pelos consumidores, tendência que se deverá manter em 2022, sobretudo devido ao aumento generalizado dos preços dos smartphones.
Para quem não está a par das tendências de mercado, a maioria dos telemóveis de gama baixa / entrada, usa este tipo de ecrãs como forma de reduzir os custos de produção com componentes. Note-se que os ecrã IPS LCD são mais fáceis de fabricar que os ecrãs AMOLED, resultando em componentes mais caros para este útimo tipo de display.
Samsung vendeu perto de 135,8 milhões de smartphones com ecrã LCD em 2021
Os números avançados pela agência de análise de mercado são impressionantes. A tecnológica sul-coreana terá vendido perto de 135,8 milhões de smartphones com ecrã LCD. Por outro lado, as vendas de telemóveis com ecrã AMOLED ascendeu às 135,1 milhões de unidades. Ou seja, uma diferença de 0,7 milhões de unidades vendidas em 2021.
Estas métricas representam um aumento de 41% no volume de vendas de smartphones com ecrã IPS LCD. Em simultâneo, as vendas de smartphones Samsung com ecrã OLED caíram cerca de 15%. Por outro lado, a margem de lucro da Samsung também aumentou graças às vendas de dispositivos com ecrãs LCD.
Aumenta a procura por telemóveis baratos, independentemente do tipo de ecrã
Em suma, podemos interpolar as métricas apresentadas com os hábitos de consumo. Desse modo, estamos perante um acentuado aumento na procura pelos telemóveis mais baratos e respetiva queda na procura pelos smartphones de gama média e alta.
Por fim, os analistas estimam que a popularidade dos ecrãs AMOLED abrande a partir de 2022, em parte devido ao maior custo associado aos terminais que integram este tipo de display. Ou seja, com os preços dos telemóveis a aumentar gradualmente, são as opções de entrada que continuam a registar uma maior procura.
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