Apple iPhone 14 chega em setembro com mudanças radicais para 2022

Rui Bacelar
Comentar

Há uma nova geração de telemóveis iOS a caminho com os Apple iPhone 14 a chegar em setembro próximo. Teremos quatro modelos à escolha, sem versão "mini" para 2022 e ecrãs de maior dimensão, além de comunicações por satélite e mais melhorias notórias.

Ainda que o lançamento da gama iPhone 13 tenha ocorrido não há muito tempo, e que ainda recentemente a Apple tenha lançado uma nova cor (verde alpino) para os atuais smartphones, certo é que os rumores e fugas de informação são já abundantes.

Em 2022 a Apple não lançará um novo iPhone "mini"

Os primeiros rumores sobre os iPhone 14 são concordantes no que concerne à descontinuação dos modelos "mini". A teoria fundamenta-se também no recente lançamento do Apple iPhone SE (2022), com novas especificações e bastante compacto.

Já de acordo com o exclusivo da publicação 9to5Mac, os modelos de iPhone 14 terão ecrãs de 6,1 polegadas (D27) e 6,7 polegadas (D28), respetivamente. Portanto, o atual modelo de 5,4 polegadas (iPhone mini) não deve ser renovado este ano.

Exclusive: iPhone 14 coming in four models without ‘mini’ version, Pro models with taller screen, satellite features still coming https://t.co/Vj60gsSE1H by @filipeesposito

— 9to5Mac.com (@9to5mac) 14 de março de 2022

Para estes modelos base a Apple manterá a resolução de ecrã que encontramos nos atuais modelos iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, ou seja, de 1170 x 2532 pixeis e 1284 x 2778 pixeis, respetivamente com padrão Super Retina XDR.

Apple iPhone 14 Pro

Por outro lado, a mesma fonte informa que o ecrã dos modelos Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max pode ser mais alta com o intuito de acomodar o novo notch em formato longo, de comprimido. Para estes modelos o nome de código será D73 e D74.

O mesmo processador A15 Bionic nos Apple iPhone 14

Only two Pro models would upgrade to the A16 processor, while the 14 & 14 Max will remain the A15. All four new models will likely come with 6GB RAM, with the difference being LPDDR 5 (14 Pro & 14 Pro Max) vs. LPDDR 4X (14 & 14 Max). https://t.co/tHcszIz6gX

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) 13 de março de 2022

Possivelmente a medida mais controversa, tal como demos a conhecer anteriormente, o processador A 15 Bionic pode ser usado nos modelos base - iPhone 14 e iPhone 14 Pro. Este é o mesmo chip presente em todos os iPhone 13 atualmente no mercado.

Para os modelos de topo - iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max - a Apple deverá empregar um novo SoC, possivelmente o A16 Bionic caso se mantenha o esquema de nomes. Esta mesma tese é confirmada pelo exclusivo da publicação supracitada.

Dito isto, é provável que a tecnológica use a versão mais poderosa do A15 Bionic (com um núcleo extra na GPU) para os modelos Apple iPhone 14, além de os equipar com 6 GB de memória RAM, a mesma quantidade presente nos atuais modelos Pro.

Comunicações por satélite e trunfos "especiais"

Apple iPhone 14

Esta é uma das caraterísticas que tem vindo a ser apontada há vários meses para os próximos iPhone. A possibilidade de os dispositivos móveis terem conexão por satélite de modo a, por exemplo, nunca ficarem sem sinal de rede móvel.

Todavia, segundo o novo relatório avançado pela 9to5Mac, esta função está atualmente em desenvolvimento. Não é certo, portanto, que a tecnológica a venha a implementar na próxima geração de smartphones iOS.

Por fim, todos os novos Apple iPhone 14 devem ser apresentados durante o tradicional evento de outono a realizar-se em setembro próximo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com