O último trimestre de um ano tem por hábito dar a liderança à Apple no mercado de smartphones, nesse que é um trimestre de lançamento de novos iPhone. Mas volvido o primeiro trimestre do ano seguinte, essa liderança nem sempre se mantém. E em 2024 foi assim, com a Samsung a regressar ao topo do pódio.
Os dados preliminares da IDC relativos ao primeiro trimestre de 2024 revelam que a Samsung alcançou 60,1 milhões de envios, com uma quota de mercado de 20,8%. Estes números superiorizam os 50,1 milhões de envios da Apple, com quota de mercado de 17,3%.
Xiaomi segura terceiro lugar do mercado de smartphones
A Xiaomi tem vindo a cimentar, cada vez mais, a sua posição de terceira força no mercado de smartphones. A empresa de Lei Jun conseguiu 40,8 milhões de envios no primeiro trimestre de 2024, que lhe conferem uma quota de mercado de 14,1%.
Em tendência de crescimento continua também no grupo Transsion, na quarta posição 28,5 milhões de envios e 9,9% de quota de mercado. Recorde-se que este grupo tem marcas como a Tecno, Itel e Infinix. O quinto lugar continua do lado da Oppo, com 25,2 milhões de envio e quota de mercado de 8,7% neste mercado.
Ryan Reith, vice-presidente do grupo Worldwide Mobility and Consumer Device Trackers da IDC afirma: “Embora a Apple tenha conseguido conquistar o primeiro lugar no final de 2023, a Samsung reafirmou-se com sucesso como o fornecedor líder de smartphones no primeiro trimestre”.
O executivo refere que estas duas fabricantes devem manter-se no topo, mas o “ressurgimento da Huawei na China, bem como os ganhos notáveis da Xiaomi, Transsion, OPPO/OnePlus e Vivo provavelmente farão com que ambas as fabricantes procurem áreas para se expandir e diversificar”.