Samsung surpreende com nova linha de Smart TV's para 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

A gigante sul-coreana Samsung deu recentemente a conhecer a sua mais recente gama de televisões inteligentes ou Smart TV's para 2022 com vários destaques como as televisões MICRO LED, Neo QLED e Lifestyle a chegar ao mercado em 2022.

Entre si, apresentam várias melhorias na qualidade de imagem e som, mais opções de tamanho de ecrã, acessórios personalizáveis e com uma interface atualizada. Temos até um inovador comando à distância e caraterísticas de excelência para várias gamas.

Sintetizando, estes novos ecrãs para 2022 procuram aproximar a visão de ‘Screens Everywhere, Screens for All’ do dia a dia com imagens mais realistas, som imersivo e experiências mais personalizadas.

O maior destaque vai para as Smart TV MICRO LED da Samsung

Samsung

Este é o novo Pináculo da Tecnologia em Ecrãs, ou pelo menos assim o apresenta a Samsung em comunicado à imprensa. Foi durante a última edição da CES Las Vegas que estas novas televisões Samsung tiveram oportunidade de brilhar.

Em particular, digno de nota é o ecrã de última geração da Samsung, MICRO LED que oferece a melhor qualidade de imagem do setor graças aos 25 milhões de micrómetros de LED.

Note-se que cada "célula", individualmente, produz luz e cor, criando uma experiência incrivelmente envolvente através de uma profundidade de campo impressionante, cores vibrantes e um nível elevado de brilho e contraste

Samsung.

Na CES 2022, a Samsung revelou o MICRO LED em três tamanhos diferentes para Smart TV - 110", 101", e 89". Para além das inovações de hardware, o MICRO LED 2022 suporta 20 bits de profundidade de escala de cinzentos.

Isto significa que os modelos MICRO LED podem expressar cada detalhe de uma cena, oferecendo um controlo com mais de 1 milhão de níveis de brilho e de cor, proporcionando uma verdadeira experiência HDR.

Também exibe 100% da gama de cores DCI e Adobe RGB, resultando em cores impressionantes e mais realistas. Juntamente com o design imersivo, tornado possível pela sua relação ecrã/corpo de 99,99%, o MICRO LED oferece um desempenho revolucionário.

O MICRO LED vem melhorar a experiência de utilização e personalização

O Modo Arte possibilita aos consumidores transformar a sala numa galeria de arte, uma vez que podem selecionar e exibir as suas obras de arte favoritas ou fotografias digitais. Além disso, o painel MICRO LED 2022 também vem com duas peças exclusivas do artista de renome e designer, Refik Anadol.

Mais ainda, o modo Multi View permite aos utilizadores visualizar conteúdos de quatro fontes diferentes em simultâneo - de qualquer uma ou de todas as quatro portas HDMI - com uma resolução de 4K pura até 120fps.

Por fim, a tecnologia Dolby Atmos proporciona uma experiência áudio imersiva com colunas de canal superior, lateral e inferior que oferecem um som multidimensional.

Evolução da linha Neo QLED com o Processador Neo Quantum e Experiência Sonora Dinâmica para as Smart TV Samsung

Samsung

São algumas das Smart TV mais populares da Samsung, com boa relação preço / qualidade. Agora, para 2022, com o Processador Neo Quantum, as televisões Neo QLED 2022 prometem entregar uma experiência de visualização ainda melhor.

Com efeito, o Processador Neo Quantum deste ano introduz o mapeamento avançado de contraste com BLU (back-light unit), aumentando o nível de brilho de 12 para 14 bits de graduação. Na prática, proporcionando assim um maior controlo da fonte de luz - os Quantum Mini LEDs. Isto permite que a TV controle a sua iluminação em 16.384 passos, quatro vezes mais em relação aos 4.096 passos da versão anterior.

Além disso, as novas Neo QLED 2022 da Samsung introduzem o modo EyeComfort, que ajusta automaticamente o brilho e o tom do ecrã com base num sensor de luz integrado e informação sobre a luz solar.

Assim, à medida que a luz ambiente muda, o ecrã irá gradualmente reduzir a quantidade de luz e oferecer tons mais quentes, ajustando os níveis de luz azul em conformidade. Ou seja, isto permite uma experiência de visualização mais confortável à noite, reduzindo a luz azul que pode afetar a qualidade do sono.

Better together indeed 🙌 Get ready for more epic experiences with Galaxy devices. https://t.co/YyUjAIh8Wl

— Samsung Mobile (@SamsungMobile) 5 de janeiro de 2022

As caraterísticas sonoras das Neo QLED vão receber também uma grande atualização. Com base no OTS (Object Tracking Sound), que direciona o som para se mover juntamente com o objeto no ecrã, os produtos de 2022 irão apresentar o OTS Pro, que incorpora altifalantes potentes para criar som surround aéreo.

As novas televisões proporcionam uma experiência Dolby Atmos graças à inclusão dos novos altifalantes de canal superior da Samsung. Portanto, com altifalantes multicanal colocados em toda a TV, a Neo QLED proporciona uma experiência sonora dinâmica que acompanha as ações a partir de todos os ângulos.

As televisões Lifestyle premiadas com integração de Design e Tecnologia sem falhas

Samsung

As televisões Lifestyle 2022 da Samsung englobam design e tecnologia de forma harmoniosa para uma experiência única e personalizada.

Na prática, temos um novo ecrã mate com propriedades anti-brilho, anti-reflexo e anti-impressão digital foi introduzido na The Frame e The Sero, o que irá resultar numa das mais agradáveis e confortáveis experiências de visualização nesta categoria.

De acordo com a Samsung, como resultado, o novo ecrã mate nos ecrãs Lifestyle da Samsung 2022 recebeu três certificações da UL (Underwriter Laboratories) por ser 'Reflection Glare Free', 'Discomfort Glare Free' e 'Disability Glare Free'.

O Novo Smart Hub Samsung e Apps para a Experiência do Utilizador Final

Samsung

As Smart TVs 2022 da Samsung vêm com um novo Smart Hub que coloca a curadoria e descoberta de conteúdos no centro das suas preferências de visualização.

O novo Smart Hub irá guiar os utilizadores para o seu conteúdo favorito ou ajudá-los a descobrir algo novo, enquanto passam menos tempo a pesquisar.

A barra lateral do Smart Hub permite também uma transição sem falhas entre categorias - Media e Ambiente - permitindo aos utilizadores concentrarem-se em várias atividades em casa.

Watch Together: A nova aplicação possibilita aos utilizadores conversar numa videochamada com amigos e familiares enquanto assistem aos seus programas e filmes favoritos. Esta é uma das funções que garante a aproximação de todos, mesmo à distância.

Os NFT's chegaram às Smart TV da Samsung

Samsung

Esta aplicação apresenta uma plataforma intuitiva e integrada para descobrir, comprar e comercializar obras de arte digitais através da MICRO LED, Neo QLED e The Frame. Em síntese, temos agora uma plataforma de NFT's a chegar às Smart TV Samsung.

Calibração inteligente: Esta característica permite aos utilizadores afinar as definições para uma ótima qualidade de imagem.

O modo Básico apresenta uma forma rápida e fácil de calibrar os ecrãs em 30 segundos, enquanto o modo Profissional otimiza os ecrãs para uma qualidade de imagem intacta em cerca de 10 minutos.

Ademais, temos também uma novas barras de som ou soundbars dignas de nota. O alinhamento de Soundbars de 2022 recebeu atualizações tecnológicas para proporcionar uma experiência áudio tridimensional ainda mais imersiva.

Na prática, temos a funcionalidade Q-Symphony, a experiência de som surround com assinatura da Samsung, que permite às Neo QLEDs e Soundbars da marca trabalharem em conjunto, foi melhorada com uma sincronização adicional.

Por fim, as soundbars da Samsung 2022 vêm com conectividade sem fios Dolby Atmos, uma ligação sem fios tanto para o ecrã como as colunas da barra de som.

Os novos produtos Samsung chegarão ao mercado de forma gradual em 2022.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.