Samsung Galaxy A52 e Galaxy S10 Lite são atualizados para Android 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung acelerou o ritmo de disponibilização da atualização para o sistema operativo Android 12 da Google, revestida pela sua One UI 4, a vários smartphones como, por exemplo, os Samsung Galaxy A52 e Samsung Galaxy S10 Lite. A atualização está já em curso, chegando a várias regiões como a Europa.

Estes são, com efeito, os mais recentes modelos a receber a mais recente versão do sistema operativo, repleto de novidades, com mudanças visuais e novas funções de segurança, privacidade, e personalização. Em simultâneo, terão também uma melhoria do desempenho com as otimizações incluídas pela fabricante sul-coreana.

A One UI 4 traz o Android 12 a estes smartphones Samsung

O início da distribuição foi avançado primeiramente pelo portal Sammobile, dando conta do novo firmware a chegar aos smartphones Samsung Galaxy A52, bem como o Samsung Galaxy S10 Lite. Recordamos que estes são dois dos smartphones Samsung de gama média mais populares em Portugal, ambos agora com novidades dignas de nota.

Importa ainda frisar que a Samsung também deu início à atualização do smartphone Galaxy A72, de gama média alta, prosseguindo assim com as atualizações da sua linha de gama média. Mais uma vez, é nesta gama, bem como na linha de entrada, que a tecnológica sul-coreana concentra o maior volume de vendas.

Dito isto, a atualização dos dispositivos em questão mostra-nos um empenho da tecnológica em trazer as mais recentes novidades aos seus utilizadores, não se ficando só pelos smartphones topo de gama. Assim, para os dispositivos supracitados, a atualização começou na Rússia, chegando em seguida à Europa, com distribuição gradual e faseada.

Atualização a chegar a vários smartphones Samsung em 2022

Importa notar que além da atualização geral de sistema para o Android 12, ambos os smartphones recebem também o patch de segurança de dezembro de 2021. Esta pacote vem resolver algumas lacunas de segurança e colmatar falhas detetadas pela Google.

Assim, para os Samsung Galaxy S10 Lite e Galaxy A52, temos um sistema mais rápido, otimizado e eficiente. Há também a possibilidade de ativar a expansão de RAM virtual, bem como usufruir das novas animações, design e opções de personalização.

O design Material You, da Google, permeia todos os aspetos principais da One UI 4.0. Será visível nos cartões de informação, widgets, animações e outros elementos do sistema. Temos também a opção de Localização Aproximada para que as aplicações não consigam rastrear o utilizador de forma tão precisa.

Sistema mais leve, personalizável e repleto de recursos para smartphones Samsung

Além disso, os utilizadores dos Samsung Galaxy S10 Lite e Samsung Galaxy A52 encontrarão uma aplicação de câmara mais rápida e intuitiva. As melhorias chegam também ao editor de vídeo e de fotos, com mais recursos, mais rápido e fiável.

Por fim, temos também a funcionalidade Extra Dim que diminui consideravelmente o brilho do ecrã. Será mais notório nos ecrãs AMOLED e, sobretudo para quem usa o smartphone à noite, será um recurso bastante apreciado.

Note-se ainda que esta distribuição de novidades é feita de forma gradual e faseada com as melhorias a chegar via OTA (over the air). Agora, será uma questão de tempo até a atualização com a One UI 4 chegar a mais modelos de smartphones Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi K50: smartphone barato e bom revela mais detalhes importantes
  • 26 excelentes apps e jogos temporariamente grátis na Play Store
  • Xiaomi pode resolver um dos maiores problemas dos smartphones Android
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.