Samsung Summit Event: viagem por um ecossistema cada vez mais conectado

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 4 min.

No passado dia 23 de fevereiro, a 4gnews voou até Frankfurt para conhecer a nova linha de dispositivos conectados da Samsung. Durante o seu primeiro European Samsung Summit, a tecnológica sul-coreana celebrou as inovações que te esperam no mercado para 2023. E neste artigo vais conhecê-las um pouco melhor.

O Samsung também tinha por lá os seus mais recentes smartphones Galaxy S23. Mas o foco do evento ia muito mais além, e passava pela cada vez mais evoluída aposta em televisão, áudio, Smart Home e eletrodomésticos.

Benjamin Braun
Benjamin Braun, Chief Marketing Officer da Samsung Europe

“Na Samsung, inovamos para criar experiências conectadas que permitam ajudar os nossos utilizadores a poupar energia e a usufruir de estilos de vida cada vez mais convenientes”, começa por dizer, Benjamin Braun, Chief Marketing Officer da Samsung Europe.

O executivo afirmou ainda que “Desde os televisores Neo QLED e OLED, líderes da indústria, às máquinas de lavar que utilizam Inteligência Artificial para definir o tempo, detergente e água realmente necessários para uma lavagem eficaz, os nossos produtos são dinâmicos e ligados entre si através do SmartThings”.

Benjamin Braun

Os números revelados pela Samsung mostram que se destaca no número de dispositivos conectados. Para se ter uma noção, esta tem uma média de 8 a 10 dispositivos conectados por casa em território europeu. Mas afinal o que vimos por lá?

O entretenimento faz cada vez mais parte do ecossistema

As televisões Neo QLED 4K e 8K da Samsung já são aquilo a que a marca chama de IoT Hub. Na prática permitem que o utilizador possa abdicar da compra de um dongle, para comunicar com os outros dispositivos inteligentes que tenha por casa.

Samsung

Com funcionalidades como o processamento de 14 bits, IA escaláveis, Real Depth Enhancer Pro ou o Auto HDR, estas aproximam o utilizador cada vez mais do conteúdo. E no caso da mais recente OLED S95C de 77, 65 ou 55 polegadas, a tecnologia Quantum Dot junta-se ao Neural Quantum Processor, para que a tecnologia OLED ofereça não só melhores cores, como maior luminosidade.

Samsung

A perceção com que ficamos deste evento, é que a Samsung tem basicamente uma Smart TV para cada utilizador, como podes ver no nosso Reels sobre o evento. Isto porque além das LED, QLED ou OLED tem a sua linha Lifestyle.

Veja-se o exemplo da The Frame, que basicamente funciona como um quadro quando não está a ser utilizada. O ecrã e moldura personalizáveis proporcionam ao utilizador a possibilidade de a usarem como um verdadeiro quadro quando não está a assistir a conteúdo.

samsung

Para os fãs de design, a The Serif pode ser uma alternativa interessante para ter no meio da sala. E se a Sero é uma Smart TV híbrida, que pode também ser colocada na vertical (para veres conteúdo nas redes sociais, por exemplo), a The Terrace tem características ótimas para ser colocada na rua para ver a bola (e resistência à água).

samsung

Os ecrãs da Samsung não ficam completos sem os Odyssey, ViewFinity e Smart Monitor apresentados durante a CES 2023. Estes prometem apaixonar desde gamers, a utilizadores que pretendem um híbrido entre trabalho e entretenimento.

A marca afirma que esta nova linha de TVs Samsung de 2023 vai permanecer em pré-venda desde 27 de fevereiro até ao próximo dia 4 de abril.

samsung

Os eletrodomésticos cada vez mais inteligentes e conectados

Graças a serviços como o SmartThings Energy, a Samsung aposta cada vez mais na eficiência dos seus produtos. E para os utilizadores isto vai significar uma poupança na fatura mensal de energia, segundo a marca.

Por exemplo, o SmarThings Energy é capaz de detetar o que cada dispositivo Samsung consome. E ao ativar o seu modo AI Energy, coloca-se a um nível de consumo aperfeiçoado de energia sem descurar o funcionamento.

A marca afirma que esta tecnologia pode ajudar a reduzir consumos de energia nos equipamentos compatíveis até 15% na área dos frigoríficos. No caso das máquinas de lavar a roupa, esta poupança pode chegar aos 70%.

samsung

Para a Samsung, a linha Bespoke é a líder de equipamentos que podem fornecer aos utilizadores um estilo de vida que é em simultâneo personalizado e ambientalmente consciente. Veja-se o exemplo do trabalho que a marca está a fazer nos fornos.

samsung

Na nova gama Bespoke AI de 2023, é possível veres como os teus alimentos estão a ser cozinhados, graças a uma webcam integrada. Desta forma podes saber como está a cozedura de um produto à distância.

samsung

Outra novidade é a possibilidade de poderes selecionar um alimento que vais confecionar. Desta forma, o forno consegue otimizar a confeção, e avisar-te através da app SmartThings quando for hora de o retirar.

Os aspiradores Bespoke Jet, que já testamos, também estiveram por lá em destaque. Estes potentes e leves aspiradores contam com uma estação que não só os carrega como esvazia.

O primeiro aspirador robô da marca
O primeiro aspirador robô da marca

Também nesta área, tivemos oportunidade de ver por lá o primeiro aspirador robô da marca. Promete ser uma solução para competir com os ‘grandes’ do mercado nesta área, mas não existe ainda a certeza de que chegará ao nosso mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.