Samsung Galaxy A14 4G é o novo smartphone barato para 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung acaba de anunciar, em pleno MWC 2023, um novo smartphone Android barato. É, aliás, o modelo mais barato do seu novo portefólio para este ano, similar ao Samsung Galaxy A14 5G que ficamos a conhecer no passado mês de janeiro, aqui "limitado" ao 4G.

Temos agora entre nós o Samsung Galaxy A14 4G com diferenças no hardware face à versão 5G que vem apetrechada com o SoC Exynos 1330 da própria Samsung, ou o Dimensity 700 da MediaTek consoante o mercado a que se destine.

Há um novo smartphone Samsung barato a chegar às lojas em 2023

Samsung Galaxy A14 4G

Assim sendo, em primeiro lugar no Samsung Galaxy A14 4G temos um processador distinto, ainda que na página oficial a marca não especifique exatamente qual o modelo usado. Contudo, com base nas fugas de informação contamos aqui com o Helio G80 da MediaTek.

Em simultâneo, a taxa de atualização do ecrã também diminui de 90 Hz para 60 Hz nesta versão mais barata do novo telemóvel de entrada da Samsung. São compromissos que ajudam a baixar o preço de venda ao público e a prolongar a autonomia de bateria.

Este é o Samsung Galaxy A14 4G com bateria de 5 000 mAh

Samsung Galaxy A14 4G

O smartphone apresenta-se com um design em linha com os modelos de gama alta, com traseira limpa, cantos arredondados e margens suaves, também arredondadas. Destaca-se, de imediato, a vasta seleção de cores disponíveis, desde o verde-claro, ao rosa-claro, preto e ao branco.

Importa ainda frisar que a traseira dos smartphones apresenta uma textura listrada, que contribui também para o conforto de utilização na mão. Aliás, é um pequeno pormenor que também ajuda o smartphone a não escorregar da mão, mantendo-se firme.

Note-se também que o Samsung Galaxy A14 4G é integralmente construído em plástico, além de possuir margens frontais particularmente grandes. A isto soma-se ainda um notch em forma de "U" para alojar e rodear a câmara fotográfica frontal.

Câmara principal de 50 MP é um dos destaques do smartphone Android

Samsung Galaxy A14 4G

A Samsung terá centrado a sua proposta de valor nas câmaras fotográficas deste Samsung Galaxy A14 4G. Com efeito, além de uma câmara fotográfica frontal de 13 MP para as selfies, temos aqui um leque muito forte de sensores de imagem na trasaeira.

Para começar temos uma grande angular de 50 MP, acompanhada pela ultra grande angular de 5 MP. A isto soma-se uma câmara macro de 2 MP para completar o alinhamento triplo de câmaras fotográficas, com o respetivo flash LED na traseira.

Preço em Portugal pode chegar aos 229 €

O ecrã do Samsung Galaxy A14 4G tem 6,6 polegadas de diagonal, resolução Full-HD+ e tecnologia IPS LCD com taxa de atualização a 60 Hz. TEmos também uma porta USB do Tipo C, bateria com 5 000 mAh e carregamento a 15 W.

O smartphone chega com um leitor de impressões digitais na lateral, conexão NFC, além da porta jack de 3,5 mm para auscultadores. De momento não sabemos qual será o preço de venda ao público recomendado, ainda que deva ficar aproximadamente nos 200 euros, variando também consoante o mercado e região.

The new Samsung Galaxy A14 4g• 6.6 inch FHD+ Display • 50mp main/5mp UW/2mp• Helio G80• 5000mah battery • 6/128gb€199 pic.twitter.com/VF9PyI0QKb

— Anthony (@TheGalox_) 27 de fevereiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.