Depois da Apple, é a vez da Samsung anunciar a sua própria tecnologia para comunicações por satélite.
A gigante sul-coreana vai integrar esta capacidade nos seus processadores Exynos e afirma que quer liderar este sistema de comunicações para preparar a chegada do 6G.
Samsung quer ser líder do sistema de comunicações não terrestres
Uma das grandes novidades que a Apple apresentou com a sua nova série de iPhone foi a funcionalidade integrada de comunicações por satélite que agora está já ativa em alguns países da Europa (Alemanha, França, Irlanda e Reino Unido).
Anteriormente já a Huawei tinha anunciado que o seu Mate 50 Pro estava equipado também com esta funcionalidade. E agora é a Samsung que anuncia a sua própria tecnologia para comunicações por satélite.
Na apresentação do seu modem de redes não terrestres 5G, a marca revelou que pretende integrar a tão badalada funcionalidade nos seus processadores Exynos e que a tecnologia envolvida recorre a “satélites e outro veículos não terrestres” para fornecer conectividade em áreas com pouco ou nenhuma cobertura de rede.
Mas a gigante sul-coreana vai ainda mais longe ao afirmar que “pretende assumir a liderança no avanço dos ecossistemas de comunicações híbridas terrestres e não terrestres em todo o mundo, em preparação para a chegada do 6G”.
E de acordo com o descrito na apresentação é bem capaz de atingir o objetivo. Tudo porque a tecnologia de comunicação por satélite anunciada promete mensagens de texto bidirecionais e chamadas telefónicas em caso de emergência.
Qualcomm e MediaTek anunciam também comunicações por satélite
Mais: a Samsung anunciou que as versões futuras desta tecnologia vão também permitir o envio de fotografias e vídeos. Infelizmente, a marca não forneceu informações sobre quando estes recursos vão estar disponíveis na funcionalidade.
Mas parece que a nova tendência do mercado de smartphones será mesmo a integração de comunicações por satélite. Na edição deste ano do Consumer Electronics Show, a Qualcomm anunciou igualmente uma parceria com a empresa Iridium para levar as comunicações por satélite para o seu processador Snapdragon 8 Gen 2.
Também a MediaTek já anunciou que está a preparar a mesma funcionalidade para os seus processadores e que também esta tecnologia será bidirecional. Por outras palavras, não se vai limitar às mensagens de voz, permitindo também enviar e receber fotografias e vídeos.
Editores 4gnews recomendam: