Apple Watch pode integrar uma funcionalidade há muito tempo esperada

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

As marcas estão constantemente a tentar inovar o mercado de smartwatches, com novas funcionalidades e/ou atributos, e um exemplo é o Watch Ultra da Apple que fornece uma autonomia poderosa.

Ao que tudo indica, a empresa de Cupertino prepara-se para inovar mais uma vez. A sua próxima geração de smartwatches vão permitir monitorizar os níveis de glicose sem ser necessário picar a pele. Um recurso há muito esperado e desejado pela empresa.

Apple Watch pode integrar funcionalidade para monitorizar níveis de glicose no sangue

Apple Watch Ultra
A Apple está a planear integrar uma funcionalidade de monitorização de glicose na sua série de smartwatches Crédito@Apple

É conhecido publicamente o empenho da Apple na introdução de recursos de saúde e segurança na sua linha de produtos. E há muito tempo que se conhece o desejo de a empresa de Cupertino integrar um recurso especialmente concebido para ajudar as pessoas que sofrem de diabetes.

De acordo com informações divulgadas pela agência Bloomberg, em breve, a Apple vai conseguir, por fim, concretizar este seu desejo antigo e integrar a funcionalidade de monitorização de glicose no sangue na sua geração de smartwatches.

Melhor: a forma que a empresa de Cupertino terá encontrado para avaliar este parâmetro, não necessita que o utilizador pique a pele. E será aqui que está a inovação.

Segundo a mesma agência noticiosa, este sistema de monitorização estará já na fase de “prova de conceito”, o que significa que a tecnologia é viável e que poderá ser lançada num futuro próximo.

A Bloomberg avança ainda que a tecnologia recorre a lasers para determinar a concentração de glicose sob a pele. No entanto, falta ainda reduzir tudo em tamanho para que possa avançar para o objetivo final – para já, esta tecnologia foi reduzida ao tamanho de um iPhone.

A integração desta funcionalidade é um projeto antigo da Apple que teve início em 2010, depois de Cupertino ter adquirido a start-up ReareLight, especialista exatamente na monitorização de glicose no sangue.

O grande desafio que a Apple enfrenta será, sem dúvida, o quão precisa esta solução conseguirá ser. Tentativas anteriores mostraram que métodos isentos de picar a pele, não forneciam dados precisos.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt