Samsung prepara-se para abandonar o Android nos seus smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O leaker Dohyun Kim partilhou hoje uma informação muito importante acerca do futuro dos smartphones da Samsung. Segundo as suas fontes, a gigante sul-coreana vai trazer para os seus dispositivos o sistema operativo Fuchsia OS.

Este provável abandono do Android nos dispositivos móveis da sul-coreana foi corroborado pelo conceituado Ice Universe. Considerando a opinião desta última fonte, é com elevado grau de confiança que devemos olhar para estas declarações.

Samsung: Hello Fuchsia! 👋(Don't be too excited. It will take a few years for Samsung to adopt it.) https://t.co/LLwFqqS0Bu

— Dohyun Kim 🎄 (@dohyun854) 22 de dezembro de 2021

Fuchsia OS vai substituir o Android nos smartphones da Samsung

Esta não é a primeira vez que se especula que o futuro dos smartphones da Samsung passará pelo Fuchsia OS. Em maio passado foi levantada essa possibilidade, tendo sido afirmado que esse era um cenário "muito provável".

Agora, temos outra fonte a apontar na mesma direção e a oferecer um calendário, ainda que vago, para a sua concretização. Segundo Dohyun Kim, a transição do Android para o Fuchsia OS acontecerá "em poucos anos".

Significa que esta mudança de sistema operativo poderá demorar dois ou dez anos até ser concretizada. Portanto, ainda é cedo para sabermos exatamente quando será feita a mudança, mas é quase certo que isso irá mesmo acontecer.

O Fuchsia OS está a ser desenvolvido pela Google pelo menos desde 2016. Este novo sistema operativo utiliza um kernel próprio e é visto por muitos como o sucessor do Android.

A vantagem do Fuchsia OS face ao Android é a sua adaptação a várias plataformas de forma simples e eficaz. É um sistema operativo que se adaptará facilmente a vários formatos e dimensões de ecrã, podendo ser utilizado em smartphones, tablets, computadores e gadgets.

Aliás, o primeiro gadget da Google a receber o Fuchsia OS foi o Nest Hub de primeira geração, em maio passado. Este foi o primeiro passo dado no sentido de colocar o novo sistema operativo nas mãos dos utilizadores.

Tendo em conta os planos da própria Google para o Fuchsia OS, não é uma surpresa que a Samsung siga o mesmo caminho. Ultimamente, a sul-coreana tem colaborado bastante com a americana e faz sentido que seja uma das primeiras a adotar o possível substituto do Android.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.