Samsung prepara importante melhoria para os seus Galaxy Watch

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Atualmente, a Samsung utiliza painéis de tecnologia OLED na sua gama de smartwatches, os Galaxy Watch. Apesar da excelência que estes oferecem atualmente, a tecnológica sul-coreana quer aprimorar ainda mais este aspeto dos seus relógios.

O próximo passo, ao que tudo indica, passará pela utilização de painéis com tecnologia microLED nos seus relógios inteligentes. Uma mudança que deverá ser acompanhada pela sua grande rival Apple.

Samsung utilizará painéis microLED nos Galaxy Watch

Relatórios oriundos da Coreia do Sul originaram esta nova onda de rumores relativamente ao futuro dos smartwatches da Samsung. A tecnológica sul-coreana quer aproximar-se do topo deste nicho de mercado e acredita que o conseguirá melhorando a qualidade dos seus produtos.

Samsung Galaxy Watch 5

Foi no final do ano passado que a Samsung Display montou uma equipa dedicada ao desenvolvimento de painéis microLED para implementação em smartwatches. Uma tarefa que não deverá revelar-se complicada para esta subsidiária da empresa coreana.

Relembro que a Samsung já utiliza painéis microLED nas suas televisões premium. Por isso, desenvolver uma adaptação para estes produtos menores não deverá ser uma grande dor de cabeça para os seus engenheiros.

A confiança da empresa neste projeto é tanta que terá definido o final de 2023 como meta para a conclusão de uma solução pronta para ser comercializada. Isso significa que os primeiros Galaxy Watch com ecrãs microLED podem chegar em 2024.

É curioso que rumores de uma transição dos Apple Watch para esta tecnologia tenham surgido na mesma ocasião. Não será de estranhar que a tecnológica americana socorra-se dos ecrãs desenvolvidos pela Samsung.

A Samsung é já a principal fornecedora de ecrãs OLED para os Apple Watch. Portanto, parece-nos lógico que a parceria entre ambas as empresas possa perdurar mesmo com a transição para uma nova tecnologia.

Quais as vantagens dos ecrãs microLED?

Muitos poderão olhar para os ecrãs OLED como o pináculo deste tipo de tecnologia. Mas a verdade é que existe algo ainda mais promissor na forma dos ecrãs microLED.

Entre as vantagens desta tecnologia podemos ressalvar mais brilho, melhor contraste e ainda melhor reprodução de cores. Além disso, prometem uma melhor visualização mesmo sob o efeito direto da luz solar.

Como se isto não bastasse, juntamos à equação uma melhor eficiência energética destes painéis. Este é um pormenor importante, pois poderá ajudar a melhorar a autonomia dos smartwatches, frequentemente apontada como uma das principais desvantagens destes produtos.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.