Apple Watch Series em risco de ser banido dos EUA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple está a enfrentar uma nova crise no seu país de origem. Um processo judicial foi movido contra a empresa que alega que todos os smartwatches a partir da série Watch 6 usaram indevidamente uma patente relacionada com a monitorização dos níveis de oxigénio no sangue.

Devido a este processo, o smartwatch da Apple correr agora o risco de ser banido do mercado norte-americano.

Juiz norte-americano decide que o Apple Watch violou uma patente de oxímetro de pulso

Apple Watch Series 8
Em Portugal, o Apple Watch Series 8 está disponível por um custo a começar nos 509 euros Crédito@Apple

Recentemente foi movido mais um processo judicial contra a Apple nos Estados Unidos da América. A empresa Masimo acusou a Apple de ter violado uma patente sua de oxímetro de pulso. De acordo com as alegações feitas no processo, a empresa de Cupertino terá usado a dita patente indevidamente na funcionalidade de monitorização dos níveis de oxigénio nos seus smartwatches.

Mais: a Apple está a usar esta mesma patente desde a geração Watch Series 6. E quando pensamos que o cenário não pode piorar para a Apple, eis que o juiz responsável pelo caso dá razão à Masimo e afirma que a Apple violou os direitos de patente daquela empresa.

A empresa de Tim Cook já declarou que discorda respeitosamente da decisão judicial e o caso está agora em avaliação na Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos da América.

Para efeitos de contextualização, a Masimo é uma empresa que fabrica dispositivos médicos e acusa a Apple de ter usado patentes, sem a sua autorização. Em causa está o oxímetro integrado no smartwatch Apple, desde a série 6, que analisa os níveis de oxigénio no sangue.

O CEO da Masimo, Joe Kiani, acusou publicamente a Apple de aproveitar inovações de outras empresas para obter lucro e que a decisão judicial agora conhecida poderá restaurar a justiça no mercado.

Por seu lado, a Apple mantém uma política de silêncio sobre este caso e aguarda a decisão da Comissão sobre o futuro das várias séries dos seus smartwatches.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt