Samsung: novo processador Exynos 2200 é apenas 5% mais rápido que o seu antecessor 2100

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Começam a surgir os primeiros resultados do desempenho do novo processador proprietário da Samsung, Exynos 2200, e as notícias são ligeiramente desanimadoras.

Parece que o Exynos 2200 é apenas 5% mais rápido que o seu antecessor Exynos 2100 e que a GPU não apresenta resultados muito melhores.

Processador Exynos e GPU registam resultados mais baixos do que o esperado

The Exynos 2200 numbers we got yesterday (vs. 2100) :🔼 5% for CPU🔼 17% for GPU 🔼 115% for NPU No wonder they tried to cancel the dedicated Exynos launch event

— TechAltar (@TechAltar) 9 de fevereiro de 2022

Finalmente, a série de smartphones de topo da Samsung Galaxy S22 foi lançada a nível global. E o modelo disponibilizado na Europa tem aos comandos o novo processador proprietário da marca Exynos 2200.
Por essa razão, neste momento o processador está a ser analisado ao pormenor e os primeiros resultados ficam um pouco áquem das expetativas. De acordo com o analista TechAltar, o Exynos 2200 mostrou ser apenas 5% mais rápido que o seu antecessor 2100.

Idealmente, o novo processador devia registar, neste campo, resultados na ordem dos 15 a 20% superiores ao modelo anterior. Mas tal resultado podia ser compensado pela GPU Xclipse 920, baseada na AMD RDNA2. Especialmente tendo em conta que a AMD tem um know-how sólido devido ao seu extenso e poderoso portfólio dedicado a desktop.

Nova unidade NPU é 115% mais rápida que a geração anterior

Mas segundo o mesmo analista, não é essa a situação, uma vez que a GPU do Exynos 2200 revelou ser apenas 17% mais rápida, quando em comparação com a do Exynos 2100. Testa então analisar a unidade de NPU e esta mostrou resultados completamente diferentes.

Aqui, registou-se um aumento de 115% em relação à geração anterior, o que se traduz num processamento de imagem substancialmente mais rápido.

No entanto, a questão mantém-se: será que o novo processador Exynos 2200 traz consigo um aumento de desempenho que vai corresponder às necessidades e expetativas dos utilizadores? Só o tempo e os próprios utilizadores podem responder.

Samsung Galaxy A51 passa ater apenas atualizações semestrais

Samsung Galaxy A51
A Samsung reduzir o número de atualizações para o terminal Galaxy A51

Entretanto, outras notícias relacionadas com a gigante sul-coreana dão conta de que o terminal Samsung Galaxy A51, a partir de agora, só terá acesso a atualizações semestrais, deixando de ter updates de três em três meses, como acontecia até agora.

A informação chega através do site GalaxyClub que avança que o terminal apenas vai receber dois patches de segurança num ano.

Recorde-se que o Galaxy A51 já recebeu uma grande atualização sob a forma do Android 11 e antes que seja disponibilizado o upgrade para o Android 12, o número de atualizações foi reduzido.

Sabe-se também que o Galaxy A51 tem previsto receber a One UI 4.0, baseada em Android 12, em abril, mas talvez a Samsung possa "compensar" os utilizadores e disponibilizar esta atualização antes da data prevista.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt