Samsung: estes smartphones vão receber atualizações de Android e de segurança até 2027

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

No evento Unpacked, a Samsung não só lançou novos produtos como trouxe boas notícias para os seus utilizadores de smartphones topo de gama.

A partir de agora, os flagships da marca lançados em 2021 e neste ano de 2022 vão receber atualizações do sistema operativo Android e de segurança até 2027.

Nova política prevê lançamento de atualizações até ao Android 16

Sistema operativo Android
Samsung alterou a sua política de atualizações para o sistema operativo Android

Ao longo dos anos, a Samsung tem vindo a evoluir no software disponibilizado para os equipamentos móveis. Aliás, o surgimento da interface One UI marcou o início de atualizações úteis frequentes. Mas no ano passado, a empresa resolveu ir mais longe e anunciou quatro anos de suporte de software para os seus smartphones e tablets.

Mas agora a gigante sul-coreana quer ir ainda mais longe e no seu evento Unpacked fez saber que todos os seus flagships lançados em 2021 e 2022 vão receber cinco anos de atualizações.

Tal significa que a série de smartphones Galaxy S22 e a de tablets Tab S8 vão começar com o Android 12 e vão receber atualizações até receberem por fim o Android 16. Já os patches de segurança terão mais um ano de atualizações, o que significa que estes equipamentos vão receber novo software até 2027.

Saliente-se que os modelos da série Galaxy S21 – Galaxy S21 FE incluído – também vão ser alvo desta nova política de atualizações, assim como os equipamentos Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 . Já os modelos da linha Galaxy S20 ou smartphones dobráveis mais antigos vão manter-se abrangidos pela política de atualizações de quatro anos.

Samsung é a única marca a oferecer um período tão longo de atualizações

Samsung Galaxy S22
A nova série Galaxy S22 promete fazer sucesso junto dos utilizadores com o benefício de cinco anos de atualizações

Esta é a primeira vez que uma empresa desta indústria oferece cinco anos de atualizações de um sistema operativo. Marcas como a Xiaomi também têm vindo a aumentar o seu prazo de disponibilização de novo software, mas não durante tanto tempo.

Como não podia deixar de ser, este é um argumento de compra muito forte para as recém-anunciadas séries de smartphones e tablets Galaxy S22 e Galaxy Tab S8. Os utilizadores que preferem ter a versão mais recente do sistema operativo da Google, com certeza que vão equacionar adquirir os novos equipamentos.

Novo plano de atualizações visa promover a sustentabilidade

Samsung Galaxy Tab S8
A nova política de atualizações abrange os smartphones e tablets de topo da marca sul-coreana

Com esta nova política de atualizações, é expectável que os referidos equipamentos recebam a interface One UI até à sua versão 8.

Outra das conclusões a retirar desta nova política da Samsung é que a marca está também a aumentar a vida útil dos seus smartphones e tablets. Aliás, esta estratégia parece estar alinhada com a campanha de marketing da empresa "Together for Tomorrow" que visa promover a sustentabilidade.

Contas feitas, estas são as melhores notícias que os atuais e futuros utilizadores da Samsung podiam receber. Cinco anos de atualizações de um sistema operativo não é um benefício comum e é algo que deve ser tido em conta, no momento de adquirir um novo terminal.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt