Samsung: novo processador Exynos 1280 inspira-se no Dimensity 900 da MediaTek

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje, a Samsung vai revelar novos smartphones da sua série Galaxy A. Em simultâneo, poderá também apresentar o seu novo processador Exynos 1280.

Até agora desconhecido, o chip é semelhante ao Dimensity 900 da MediaTek e, ao que tudo indica, vai comandar o novo smartphone Galaxy A53 5G.

O que podemos esperar do Exynos 1280

Samsung Exynos
O novo chip Exynos 1280 está integrado no igualmente novo smartphone Galaxy A53 5G da Samsung

Está marcado para hoje, às 14 horas de Lisboa, uma nova conferência da Samsung que irá apresentar, a nível global, novos smartphones na sua bem-sucedida série Galaxy A. Mas o evento pode contar também com outras estrelas, sendo que é provável que uma destas seja o novo processador Exynos 1280, proprietário da marca.

A Samsung conseguiu manter no segredo dos deuses o seu novo chip. Apenas recentemente foi divulgada a sua existência e algumas das suas especificações, assim como o smartphone no qual será incluído.

Mas comecemos por conhecer o Exynos 1280 que utiliza o processo de fabrico de 5 nm. O chip inclui oito núcleos, dois Cortex-A78 a 2,4 GHz dedicados ao desempenho e seis Cortex-A55 a 2,3 GHz energeticamente eficientes. O Exynos 1280 chega também com suporte para comunicações 5G, Bluetooth 5.2 e ainda Wi-Fi 6.

Pelas especificações acima descritas, percebemos que o novo Exynos 1280 é muito semelhante ao chip Dimensity 900 da MediaTek. Compreende-se que a Samsung se tenha "inspirado" num processador de gama média rival que é bem-sucedido para conceber o seu próprio chip para esse segmento de mercado.

Especificações esperadas no Samsung Galaxy A53 5G

Samsung Galaxy A53 5G
Espera-se que hoje, 17 de março, a Samsung lance globalmente o Galaxy A53 com suporte para comunicações 5G

Tal como já referimos, o novo Exynos 1280 vai estar aos comandos do igualmente novo Galaxy A53 5G que, muito provavelmente será lançado a nível global esta tarde. Neste terminal, o chip estará emparelhado com 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno.

Ao que tudo indica, o Galaxy A53 5G chegará equipado com um ecrã AMOLED com 6,5 polegadas com uma resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz. Uma robusta bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 25 watts vai alimentar o terminal.

Já na parte ótica, o modelo vai contar com uma configuração de câmara quádrupla com um sensor principal de 64 megapixéis, complementado por um sensor de 12 megapixéis e mais dois com cinco megapixéis de resolução cada um.

Estas são as previsões tanto para o processador Exynos 1280 como para o smartphone Galaxy A53 5G que serão hoje confirmadas na apresentação global da marca que decorre nas habituais plataformas online da Samsung (site da marca, canal YouTube e redes sociais).

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt