Hoje, a Samsung vai revelar novos smartphones da sua série Galaxy A. Em simultâneo, poderá também apresentar o seu novo processador Exynos 1280.
Até agora desconhecido, o chip é semelhante ao Dimensity 900 da MediaTek e, ao que tudo indica, vai comandar o novo smartphone Galaxy A53 5G.
O que podemos esperar do Exynos 1280
Está marcado para hoje, às 14 horas de Lisboa, uma nova conferência da Samsung que irá apresentar, a nível global, novos smartphones na sua bem-sucedida série Galaxy A. Mas o evento pode contar também com outras estrelas, sendo que é provável que uma destas seja o novo processador Exynos 1280, proprietário da marca.
A Samsung conseguiu manter no segredo dos deuses o seu novo chip. Apenas recentemente foi divulgada a sua existência e algumas das suas especificações, assim como o smartphone no qual será incluído.
Mas comecemos por conhecer o Exynos 1280 que utiliza o processo de fabrico de 5 nm. O chip inclui oito núcleos, dois Cortex-A78 a 2,4 GHz dedicados ao desempenho e seis Cortex-A55 a 2,3 GHz energeticamente eficientes. O Exynos 1280 chega também com suporte para comunicações 5G, Bluetooth 5.2 e ainda Wi-Fi 6.
Pelas especificações acima descritas, percebemos que o novo Exynos 1280 é muito semelhante ao chip Dimensity 900 da MediaTek. Compreende-se que a Samsung se tenha "inspirado" num processador de gama média rival que é bem-sucedido para conceber o seu próprio chip para esse segmento de mercado.
Especificações esperadas no Samsung Galaxy A53 5G
Tal como já referimos, o novo Exynos 1280 vai estar aos comandos do igualmente novo Galaxy A53 5G que, muito provavelmente será lançado a nível global esta tarde. Neste terminal, o chip estará emparelhado com 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno.
Ao que tudo indica, o Galaxy A53 5G chegará equipado com um ecrã AMOLED com 6,5 polegadas com uma resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz. Uma robusta bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 25 watts vai alimentar o terminal.
Já na parte ótica, o modelo vai contar com uma configuração de câmara quádrupla com um sensor principal de 64 megapixéis, complementado por um sensor de 12 megapixéis e mais dois com cinco megapixéis de resolução cada um.
Estas são as previsões tanto para o processador Exynos 1280 como para o smartphone Galaxy A53 5G que serão hoje confirmadas na apresentação global da marca que decorre nas habituais plataformas online da Samsung (site da marca, canal YouTube e redes sociais).
Editores 4gnews recomendam: