A Samsung desfrutou de vários anos sem concorrência direta no segmento dos smartphones dobráveis e, em boa verdade, continua sem par nos seus Fold. Porém, é no segmento dos Flip, telefones dobráveis em formato de concha, que a competição começa a fazer-se sentir. Vejamos, por exemplo, o recente OPPO Find N2 Flip, ou em menor escala os Motorola Razr.
O formato de telemóveis em concha é mais acessível e representa um bom ponto de entrada no mercado dos dobráveis. A pensar nisso, vimos recentemente a OPPO a introduzir o seu Find N2 Flip nos mercados internacionais com bons argumentos. O ecrã secundário de maiores dimensões, a ausência de vinca visível no ecrã e a espessura reduzida são efetivos bastiões do telefone.
Samsung lançará novos dobráveis em meados de 2023
Porém, a Samsung não está alheia aos desenvolvimentos da concorrência. Com efeito, segundo avança o leaker Ross Young, também conhecido pela sua atividade enquanto analista de mercado, dá conta dos planos da Samsung para 2023. Ao que tudo indica, o próximo Samsung Galaxy Z Fip5 deverá superar as recentes aposta da OPPO e Motorola.
Partindo da base do atual Galaxy Z Flip4, a Samsung continuará a granjear a sua base de fãs e utilizadores com um novo Samsung Galaxy Z Fip5. O telefone tem como principal missão manter a base de utilizadores fiéis, além de cativar novos consumidores.
Por isso, ciente da crescente concorrência, a Samsung não se pode desleixar. Ora, tudo aponta para um novo Samsung Galaxy Z Fip5 efetivamente melhor em todos os aspetos. Segundo o testemunho deste leaker, o ecrã exterior do telefone terá mais de 3 polegadas, equiparando-se ou superando os concorrentes.
Concorrência liderada pelo novo OPPO Find N2 Flip
Esta tese é corroborada por outro leaker de renome, Ice Universe. Ou seja, contamos com um salto das 1,9 polegadas no ecrã do Samsung Galaxy Z Fip4 para pelo menos 3 polegadas no ecrã do Samsung Galaxy Z Fip5, possivelmente mais.
Tal implementação possibilitará à Samsung ultrapassar o mais recente rival, OPPO Find N2 Flip que tem um ecrã exterior de 3,26 polegadas de diagonal, já manifestamente grande. Agora, resta saber qual será a utilidade acrescentada pelo aumento do ecrã.
Em simultâneo, o analista Ross Young afirma que a Samsung usará um novo tipo de dobradiça. Algo que lhe permita reduzir a visibilidade da vinca do ecrã, muito à semelhança daquilo que a OPPO conseguiu fazer com o seu novo telemóvel.
A resposta será o Samsung Galaxy Z Fold5 a chegar em agosto
Note-se que, por experiência, o Find N2 Flip tem uma vinca, sim, um eixo horizontal de dobra do ecrã, mas não é visível com o ecrã ligado. Sentimos uma ligeira depressão ao passar o dedo, mas é virtualmente invisível com o ecrã ligado.
Até ao momento esta imperfeição no ecrã é um dos pontos que as fabricantes têm lutado para eliminar dos seus smartphones, com a OPPO a levar aqui a coroa. Agora, resta-nos esperar mais alguns meses, possivelmente até agosto, para conhecer a próxima geração de dobráveis Samsung.
Por fim, recordamos que o OPPO Find N2 Flip tem o chipset Dimensity 9000+ da MediaTek. Neste ponto, o Samsung Galaxy Z Flip5 deverá superar a concorrência com o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, ainda que o preço possa ser superior.
Editores 4gnews recomendam: