Samsung Galaxy Watch ganham certificação de Notificação de Ritmo Cardíaco Irregular

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung Electronics deu recentemente a conhecer que a funcionalidade de Notificação de Ritmo Cardíaco Irregular (IHRN). É uma das mais importantes capacidades dos smartwatch Samsung. Isto através da aplicação Samsung Health Monitor recebeu a devida autorização da agência Americana FDA (Food and Drug Administration).

A partir de agora, junto da funcionalidade de eletrocardiograma (ECG), a funcionalidade IHRN irá monitorizar pro-activamente os ritmos cardíacos sugestivos de fibrilhação arterial (AFib). Tudo a partir do pulso do utilizador.

Samsung reforça as capacidades dos seus Galaxy Watch

Samsung Galaxy Watch

Sendo as doenças cardiovasculares continuam a ser uma das principais causas de morte mundialmente, e a fibrilhação auricular. É um tipo de arritmia amplamente considerada enquanto sinal de alerta para problemas cardiovasculares graves que podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral.

A isto soma-se insuficiência cardíaca e outras complicações cardiovasculares. Além disso, alguns dos casos de fibrilhação auricular são assintomáticos ou mesmo silenciosos, deixando as pessoas sem noção do seu real risco.

Certificação pela FDA reforça a confiança nos Galaxy Watch

Samsung Galaxy Watch

Deste modo, o Galaxy Watch oferece ferramentas para ajudar os utilizadores a compreenderem melhor a saúde do coração utilizando o sensor Samsung BioActive. Aqui incluindo a gravação de ECG e a função de alerta de RC que deteta frequências cardíacas anormalmente altas ou muito baixas.

A inclusão da nova funcionalidade IHRN permite aos utilizadores do Galaxy Watch monitorizar outro parâmetro da sua saúde.

Em suma, sendo ativado na aplicação Samsung Health monitor, esta funcionalidade deteta batimentos cardíacos irregulares durante um período de leitura constante. Esta análise é feita em segundo plano através do sensor BioActive do Galaxy Watch.

Atualização a chegar aos smartwatch Samsung

Assim sendo, caso exista um determinado número de medições consecutivas irregulares, o Galaxy Watch avisará o utilizador sobre uma potencial atividade de fibrilhação auricular.

Em suma, a funcionalidade de Notificação de Ritmo Cardíaco Irregular estará apenas disponível nos mercados da Coreia do Sul e América do Norte como parte integrante do recém-anunciado One UI 5 Watch.

Por fim, aí deverá chegar em primeiro lugar aos próximos dispositivos Galaxy Watch no final deste ano, e mais tarde para as edições anteriores.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.