Os tablets Samsung Galaxy Tab S7 e Tab S7 Plus foram lançados recentemente pela marca coreana, no evento Unpacked. Em relação ao modelo mais poderoso, este pode ser o primeiro tablet Android a conseguir competir com o iPad Pro da Apple.
Conforme mencionámos na nossa review do Tab S6, a Samsung esteve quase lá mas ainda tinha algumas lacunas a preencher, nomeadamente na questão da caneta e o software. No entanto, o Tab S7 Plus parece ter resolvido esse problemas.
A S-Pen finalmente pode competir com a Apple Pencil
Ainda não testei pessoalmente o Tab S7 Plus mas de acordo com as informações que já circulam na internet, a caneta é espectacular. A Samsung conseguiu reduzir o tempo de resposta para uns meros 9 ms, aproximando-se do tempo do iPad Pro. O tablet da Apple é famoso por oferecer uma experiência de escrita e desenho igual ao papel.
Desta forma, juntando-se o ecrã de 120Hz, a Samsung tem finalmente as armas para combater o seu maior concorrente no mundo dos tablets. Além disso, temos toda a qualidade sonora das 4 colunas e a performance suportada pelo Snapdragon 865 e 6 GB de RAM.
Samsung Dex pode fazer frente ao iPadOS
O maior problema dos tablets Android é mesmo isso: o Android. O sistema operativo na sua versão pura não difere em nada de smartphones para tablets. A Apple foi genial em segmentar o iOS para iPhones e para iPads, criando o iPadOS.
Com esta lacuna, a Samsung teve que intervir com o Samsung Dex. Já tendo testado o Dex no Tab S6, posso dizer que é uma vantagem fulcral na comparação com o iPad Pro. Com o Samsung Dex, temos um multi-tasking semelhante ao Windows, com o sistema de janelas e ambiente de trabalho.
O iPad Pro também permite abrir várias janelas, mas não da forma a que os desktops nos habituaram. Assim sendo, dependendo do utilizador, o Tab S7 Plus pode ser uma alternativa viável ao iPad Pro. Os utilizadores Android finalmente terão um equipamento para comparar aos campeões da Apple.
Especificações do Galaxy Tab S7 Ultra
- Ecrã de 12.4 polegadas Full HD+ Super AMOLED
- Suporte a conteúdo HDR10+
- Taxa de atualização de 120hz
- Qualcomm Snapdragon 865+
- 6 GB de RAM
- 128 GB / 256 Gb de armazenamento interno UFS 3.0
- Câmara traseira de 13 MP + 5 MP grande angular
- Câmara frontal de 8 MP
- 4 colunas stéreo da AKG
- Bateria de 10090 mAh com carregamento rápido a 45W
- Preço: 899€
- Cores: Mystic Black, Mystic Bronze, Mystic Silver
Como podes ver, as especificações do Galaxy Tab S7 Ultra não são brincadeira. O destaque vai para o seu luxuso ecrã de 12.4 polegadas AMOLED, com 120hz e suporte a conteúdo HDR10. Temos ainda a massiva bateria de 10090 mAh, com carregamento super rápido de 45W.
Em relação a preços, ele começa nos 899 euros. Com a capa teclado, este preço irá bater facilmente os 4 dígitos, o que pode ser salgado para a maioria dos utilizadores. No entanto, considerando a tecnologia que o tablet traz e a concorrência, é um preço indicado para o mercado atual, embora longe de ser justo.
Considerando que os iPad Pro começam nos 900 euros sem caneta e capa, o Tab S7 Plus parece ser uma boa alternativa. O tablet vem com caneta incluída pelo menos, não é um acessório vendido à parte, o que já é uma grande vantagem face à concorrência.
Editores 4gnews recomendam: