Samsung Galaxy S9 vs Samsung Galaxy S8. Vê as diferenças de velocidade!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

As fugas de informação e detalhes alusivos aos Samsung Galaxy S9 têm inundado a nossa página com vários dos pormenores deste dispositivo a serem apresentados antes do tempo. Agora, temos os testes de benchmark que comparam o processador do Samsung Galaxy S9 ao do Galaxy S8.

Desta forma podemos aferir as diferenças de potência e no potencial de ambos os equipamentos. Os testes foram efetuados na plataforma Geekbench e mostram-nos o potencial do processador Exynos 9810 face ao "motor" anterior que equipa o dispositivo Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus, o Exynos 8895.

Vê ainda: alaxy S9

Já anteriormente vimos as melhorias de performance e a diferença de pontuações entre o processador Exynos 9810 que equipará o Samsung Galaxy S9 / S9+ na Europa face ao Snapdragon 845. Sim, o próximo topo de gama da tecnológica sul-coreana chegará com dois processadores aos mercados. Na Europa teremos o Exynos 9810, ao passo que na China e nos Estados Unidos da América os consumidores receberão o Snapdragon 845 da Qualcomm.

É incrível a quantidade de fugas de informação e detalhes que têm surgido sobre ambos os dispositivos. Agora, fundamentamos esta peça nos relatos da telefoonabonnement. Desde já peço desculpa pelo título. Não há diferenças de velocidade palpáveis, apenas diferenças nos testes de benchmarks. Estes podem, ou não, indicar diferenças de velocidade na utilização do dia-a-dia.

Samsung Galaxy S9 Plus com o Exynos 9810

Os resultados do teste de benchmark do mais poderoso dispositivo da fabricante sul-coreana, da próxima coqueluche da marca já são conhecidos. O dispositivo SM-G965F apresentou uma pontuação single-core e multi-core de 3773 e de 9024 pontos, respectivamente. Está equipado com um total de 6GB de memória RAM e com o sistema operativo Android Oreo 8.0. Trará também a interface Experience 9.0 da própria marca.

SM-G965F, o número de modelo da versão "Plus"

Os resultados do phablet, Galaxy S9+ são ligeiramente mais altos do que as pontuações obtidas pelo Samsung Galaxy S9 com o processador Exynos 9810 que já vimos na semana passada. O dispositivo utilizava 4GB de memória RAM e obteve, na Geekbench, uma pontuação de 3648 em single-core e de 8894 nos resultados multi-core. A quantidade de memória RAM tem um impacto directo nos resultados dos benchmarks.

Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus utilizam o Exynos 8895

Note-se ainda que tanto o Samsung Galaxy S9 como o Galaxy S9+ apresentam pontuações superiores quando testados com o processador Exynos 9810.

As variantes com o processador Snapdragon 845 da Qualcomm apresentam pontuações um pouco inferiores. Isto deve-se à otimização dos processadores e smartphones entre os Exynos e os Galaxy's. Já assim foi nos Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus com o Exynos 8895. Assim será na nova geração.

Note-se apesar de as diferenças de pontuação existirem, o consumidor não se pode deixar afetar por elas. Não sentirá qualquer lentidão nem ficará mal servido, seja com o Snapdragon ou com o Exynos. É compreensível que a marca optimize os seus smartphones para os seus próprios processadores. Tal já era de esperar.

Mesmo assim, é impossível negar o enorme potencial dos processadores Exynos. Já os Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus apresentaram resultados acima da média quando foram apresentados em 2017.

Samsung Galaxy S9 chegará para substituir os Galaxy S8

Aproveito ainda para vos deixar com um quadro comparativo com todas as pontuações obtidas pelos dispositivos. Aqui são avaliadas as versões que utilizam o processador Exynos, da própria marca. No quadro em seguida não entram as pontuações obtidas pelas variantes com os processadores Snapdragon da Qualcomm. Estas só estão disponíveis no mercado norte-americano e chinês.

Ao nosso mercado, a toda a Europa e também ao Brasil chegarão os Samsung Galaxy S9 com um processador da própria marca. Neste caso será o já referido Exynos 9810 que equipará ambos os topos de gama. Podemos ver, em seguida, as ligeiras diferenças entre ambas as versões e ambas as gerações de produtos.

Samsung Galaxy S9 chega no dia 25 fevereiro

Pontuação
Galaxy S8
Galaxy S8+
Galaxy S9
Galaxy S9+
Single - core 1950 2115 3488 3773
Multi - core 6400 7235 8894 9024

Por último quero deixar bem assente que as pontuações per se não representam necessariamente vantagens ou desvantagens palpáveis na vida real. Uma pontuação mais elevada nem sempre se traduz numa maior velocidade no dia-a-dia do utilizador. Estes testes pretendem avaliar o poderio dos componentes.

São testes efetuados em condições controladas, condições de laboratório. Não podem servir de guia exato para aferir a velocidade de um smartphone ou dispositivo móvel sobre os demais. São meros indicadores.

No dia 25 de fevereiro, domingo, teremos uma clara noção daquilo que estes dispositivos têm para oferecer. Até lá, certamente veremos novas fugas de informação e mais detalhes a serem revelados à ultima da hora. Esperemos para ver o que a fabricante sul-coreana tem para nos oferecer / mostrar.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Galaxy S9. Pré-compra começará no dia 28 de Fevereiro

Gd Oreo da Google?

9+ com Exynos 9810 passa pela Geekbench

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.