Samsung Galaxy S9 Plus trucidado pelo Apple iPhone X e iPhone 8

Rui Bacelar
2 Março, 2018
Apple iPhone X Samsung Galaxy S9 Tim Cook
Tim Cook, CEO da Apple ©reuters

O Samsung Galaxy S9 Plus foi anunciado no passado dia 25 de fevereiro em Barcelona na véspera do MWC 2018. Entretanto seria o alvo de todas as atenções nesta edição do Mobile World Congress e terá percorrido as mãos de vários jornalistas dos media em geral. Aliás, também este dispositivo seria estudado com atenção pela equipa da 4gnews. Ora, como é que o novo e poderoso Galaxy S9 ficou atrás do Apple iPhone X e iPhone 8?

Segundo avança a Business Insider, o Samsung Galaxy S9 Plus foi testado numa plataforma/ site de benchmarks, a AnandTech. Aí, o novo topo de gama da empresa sul-coreana obteria uma pontuação vergonhosamente baixa. Como é que o novo Exynos 9810 e 6GB de RAM ficariam atrás do Apple iPhone X e iPhone 8? Existe uma explicação perfeitamente plausível para este lúgubre cenário.

Sondagem: Tencionas comprar o Samsung Galaxy S9 / S9+?

Em primeiro lugar, os benchmarks são pontuações sintéticas, obtidas em condições controladas. Providenciam um resultado numérico que pode em seguida ser comparado com os demais smartphones. Dão-nos uma estimativa geral e quantitativa do potencial, do poder de cada equipamento testado. Por norma são aplicações (como a AnTuTu), concebidas para executar uma série de testes no processador (SoC).

Por via da regra, estas aplicações vão avaliar e quantificar o tempo que cada smartphone demora a executar os mesmos testes. Em seguida, utilizam este e outros indicadores para quantificar o "poder" de cada smartphone. Foi essencialmente isto que sucedeu com o Samsung Galaxy S9 Plus, Apple iPhone X, iPhone 8 e os demais equipamentos testados.

Apple iPhone X e iPhone 8 com pontuação superior ao Samsung Galaxy S9 Plus

Entre os vários programas / aplicações e sites especializados em testes e benchmarks, a AnandTech é um dos mais rigorosos. Ora, aqui os seus resultados preliminares são deveras curiosos. O novo Samsung Galaxy S9 Plus ficou abaixo do Snapdragon 845 da Qualcomm (protótipo testado), dos iPhone 8 e Apple iPhone X. O novo Samsung Galaxy S9 Plus ficaria atrás até do topo de gama do ano passado, o Samsung Galaxy S8. Em seguida podemos ver a tabela classificativa com os equipamentos testados.

Apple iPhone X e Apple iPhone 8 com pontuações superioresSamsung Galaxy S9 Apple iPhone X

A tabela com os resultados deste teste de benchmark bastante precoce.

Esta plataforma executa um vasto rol de testes. Desde a simulação de navegação na Internet (Web), gestão de dados (escrita e leitura de informação). Sem esquecer a edição de foto, os testes gráficos e vários outros. Aqui, o Samsung Galaxy S9 Plus ficaria atrás de vários equipamentos de 2017 sendo o Apple iPhone X e iPhone 8 os mais notórios.

Mesmo entre os smartphones da própria marca, o Samsung Galaxy S9 Plus ficaria atrás do Galaxy Note 8 e até mesmo do S8 e S8+ que utilizam um processador não tão poderoso. Ora, como é possível tal cenários? Como pode o novo topo de gama apresentar uma pontuação não só inferior à concorrência (Apple) como também inferior aos antigos topos de gama? Existe uma explicação muito simples para tal.

O que se passa com este Samsung Galaxy S9 Plus?

Segundo o relatório oficial da AnandTech "Algo que parece ser perfeitamente claro é que algo de muito errado se passa com o Exynos 9810 (processador) presente no Samsung Galaxy S9 Plus testado". Pode ler-se na fonte, acrescenta ainda que - "Praticamente indiscernível do Exynos 8895 de 2017, já para não falar do dispositivo de referência com o Snapdragon 845 da Qualcomm". Os peritos da AnandTech ficariam tão ou mais surpreendidos do que o público geral.

"Unidade de demonstração, não otimizado" - SamsungApple iPhone X Samsung Galaxy S9

A unidade testada estaria a utilizar uma versão não otimizada do software de sistema.

A explicação chegaria pouco depois, através de um porta-voz da Samsung. Segundo as suas declarações à AnandTech, os Samsung Galaxy S9 fornecidos para teste estavam a utilizar um firmware (software de sistema) não acabado. Uma versão de demonstração, criada apenas para utilização e demonstração durante o período da Mobile World Congress (MWC). A fonte oficial da Samsung garantiria que as unidades que chegarão ao público tirarão todo o proveito do novo processador Exynos 9810.

Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ chegarão ao mercado com novo software

Firmware para demonstração no MWC 2018, esta seria a explicação oficial, veiculada pelos representantes da marca. Segundo a AnandTech, em aditamento posterior à sua publicação original. "Tive a confirmação de que a Samsung vai diminuir um pouco a performance do seu Exynos 9810. Isto para que a variante com este processador iguale a performance da variante com o Snapdragon 845". Avança na publicação inicial. "Contudo, os resultados atuais não fazem qualquer tipo de sentido. Espero que isto seja apenas um erro que será resolvido com o firmware que chegará aos consumidores".

Em última análise, os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus testados pelo site de benchmarks estariam a utilizar uma versão "especial" do sistema. Unidades para demonstração, com um firmware não otimizado para a performance, simplesmente para dar a conhecer o smartphone em si.

Ainda que a marca venha a nivelar as variantes equipadas com o Exynos 9810 (variante europeia). Isto para igualar a performance da variante com o Snapdragon 845. Seja como for, ao consumidor deverá chegar um firmware já perfeitamente otimizado para tirar todo o proveito do novo processador. Assim esperamos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 Plus é o melhor smartphone para fotografia – DxOMark

Top 5 smartphones Android abaixo de 250€ – Março 2018

OnePlus 6 e Xiaomi Mi MIX 2S, as próximas flores de Primavera

Fonte |via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Os 15 melhores telemóveis baratos que valem (realmente) a pena em 2018
Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018
Como ligar o telemóvel à TV para ver conteúdos no "grande ecrã"