Samsung Galaxy S9 recebe o Android Oreo 8.1 graças ao Project Treble

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O novo Samsung Galaxy S9 chegou finalmente às prateleiras esta semana. Se entraste em alguma loja da especialidade nos últimos dias certamente que já deste com os olhos no novo topo de gama da Samsung. Este é um fantástico equipamento que já tem direito ao Android Oreo 8.1 graças ao Project Treble da Google.

Os novos topos de gama da Samsung foram apresentados com o Android Oreo 8.0. Será esta a versão do sistema operativo da Google que encontrarás nestes equipamentos quando os tirares da caixa. O facto de ser esta a sua versão de software faz com que os mesmos suportem oficialmente o Project Treble.

Vê ainda: OnePlus 5T: Habilita-te a ganhar um dos melhores Android do mercado!

Este programa foi introduzido recentemente pela Google com o intuito de resolver o principal problema do Android: a fragmentação. A disparidade na distribuição das versões do Android assombra constantemente este fantástico sistema operativo. Neste momento, o Oreo está presente em apenas 1.1% do mercado.

Project Treble acelerou a chegada do Android Oreo 8.1 ao Samsung Galaxy S9

Ora, com o Treble, a Google pretende acelerar o processo de atualização dos smartphones Android. Com este são reduzidos alguns dos passos necessários à atualização de qualquer equipamento. Mais ainda, este programa facilita o desenvolvimento de ROM´s customizadas.

É precisamente graças a este último ponto que o Samsung Galaxy S9 já pode receber o Android Oreo 8.1. Neste momento, já foi desenvolvida uma ROM AOSP que traz a última versão do sistema operativo da Google a este equipamento.

Esta ROM foi desenvolvida para a versão com o processador Exynos 9810, visto que ainda não é possível desbloquear o bootloader na variante Snapdragon. Esta ROM foi desenvolvida pelos membros iamnotkurcobain e minzl da comunidade XDA Developers.

Esta ROM, baseada no Android Oreo 8.1, não traz qualquer problema na utilização das funcionalidades básicas do Galaxy S9. A Câmara, Wi-Fi, dados móveis e outros parâmetros considerados básicos funcionam perfeitamente. Contudo, funcionalidades mais específicas do hardware da Samsung, como o leitor de íris, não se encontram operacionais.

De momento, esta ROM ainda não se encontra disponível para download. No entanto, deverá ser uma questão de tempo até que a mesma esteja disponível para todos os que a pretendam instalar no seu Galaxy S9.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Sony Xperia XZ2 chega a Portugal por 799€ com algumas ofertas

Huawei P20: Preço dos novos Android terão um gosto amargo

Apple iOS tem um “backdoor” que permite desbloquear qualquer iPhone

Fonte

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.