Na altura do seu lançamento, o Samsung Galaxy S24 Ultra foi bastante elogiado pelo seu revestimento antirreflexo do ecrã. Agora, passado sensivelmente um ano, é exatamente este atributo que está a dar problemas, com os utilizadores a relatarem o caso nas redes sociais.
Um dos queixosos foi o utilizador Zaryab Khan, conhecido como xeetechcare na rede social X, que mostrou imagens das “mossas” que o revestimento antirreflexo do seu Galaxy S24 Ultra tem.
Como se pode ver, a deterioração aconteceu bastante mais rápido do que o esperado e desejado. Este utilizador garante que o smartphone não foi exposto a nenhum fator externo – como chaves ou moedas nos bolsos ou malas – que pudessem contribuir para estes estragos visíveis.
E este utilizador da rede social X não é o único a queixar-se, com outras pessoas a relatarem os mesmos estragos nas suas unidades deste smartphone de topo.
De acordo com os relatos conhecidos até agora, este revestimento parece ser mais sensível a arranhões do que o vidro que tem por baixo.
Hannes Brecher, do site Notebookcheck, avança que o revestimento antirreflexo do Galaxy S24 Ultra pode ser demasiado delicado para aguentar o desgaste regular do tempo de utilização.
Samsung ainda não comentou e as recomendações
Para já, a Samsung ainda não comentou este problema. Nesse sentido, é ainda desconhecido se a marca sul-coreana vai tomar medidas. Tudo irá depender se este problema é considerado uma falha de design ou se é tido como desgaste natural.
No primeiro caso, a marca pode apresentar uma solução, no segundo não irá tomar medidas, uma vez que a garantia cobre este tipo de situações. Recorde-se que na comunidade Samsung, alguns utilizadores relataram problemas com o revestimento oleofóbico e que essa situação foi considerada como desgaste natural pela marca.
Para já, é recomendável que os utilizadores tenham cuidados extra com o ecrã do Galaxy S24 Ultra. Este deve ser apenas limpo com um pano de fibra e não devem ser utilizadas quaisquer soluções de limpeza.
Uma proteção de ecrã pode evitar um maior desgaste deste revestimento, mas a mesma vai influenciar negativamente a função antirreflexo. Por isso, há que escolher entre qualidade de imagem e desgaste.