Samsung Galaxy S24 pode marcar o regresso dos smartphones aos processadores Exynos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Este ano a Samsung colheu a simpatia dos utilizadores ao lançar os Galaxy S23 com o processador Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy mundialmente. Isto significa que não há nenhuma versão disponível com processador Exynos, porém, isso poderá mudar com os seus sucessores Samsung Galaxy S24.

A hipótese é levantada pelo leaker Revegnus que se tem mostrado bastante ativo nos últimos dias com diversas previsões acerca dos Samsung Galaxy S24. Agora, aponta para a presença do processador Exynos 2400 nesta gama de dispositivos em mercados selecionados.

Upon review, it turns out they weren't.Here's what happened.MX has approved mass production of the Exynos 2400, and we'll see it on the S24

— Revegnus (@Tech_Reve) 17 de abril de 2023

Samsung Galaxy S24 contarão com processador Exynos 2400 no interior

De acordo com as suas novas previsões, a divisão da empresa sul-coreana responsável pelo desenvolvimento de smartphones determinou a produção em massa do processador Exynos 2400. Com efeito, este componente deverá integrar a linha de produtos Samsung Galaxy S24.

A fonte revela ainda que este componente contará com especificações muito interessantes. Note-se a presença de dez núcleos de processamento CPU baseados na arquitetura ARMv9 e uma GPU baseada na tecnologia RDNA2 da AMD.

A sua produção deverá decorrer ao abrigo do processo LPP de 4 nm da Samsung. Outras mudanças técnicas deverão ser feitas para que o Exynos 2400 ofereça ganhos significativos no seu desempenho e eficiência energética.

São estes os pormenores técnicos que determinam a esperança de que o Exynos 2400 possa ser um rival digno do Snapdragon 8 Gen 3. Irá isso confirmar-se? Bem, só o saberemos quando assistirmos à apresentação oficial de ambos os processadores.

O regresso dos processadores Exynos nos próximos topos de gama da Samsung pode significar o regresso à estratégia utilizada nos últimos anos. Estratégia que determinou que os EUA e China seriam brindados com processadores Snapdragon, ao passo que os demais mercados ficam com a versão Exynos.

O problema desta diferenciação é que os processadores desenvolvidos pela Samsung revelaram-se inferiores, sobretudo na sua eficiência energética, face aos similares da Qualcomm. Por isso é que a omnipresença do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy nos Galaxy S23 foi muito bem acolhida no mercado.

Ainda faltam muitos meses para a apresentação oficial dos Samsung Galaxy S24, portanto, ainda é cedo para termos certezas das suas especificações. Em resultado, deves deitar uma boa pitada de sal nas informações agora divulgadas.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.