Samsung Galaxy S23 vai seguir Apple e Huawei neste recurso

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

À medida que o dia 1 de fevereiro, data da apresentação oficial da série Galaxy S23 da Samsung, se aproxima mais pormenores são conhecidos sobre os seus atributos.

Hoje está a ser noticiado que a série premium da Samsung vai seguir a Apple e a Huawei e incluir também comunicações por satélite nos novos modelos.

Série Samsung Galaxy S23 chega com comunicações por satélite

Samsung Galaxy S22
A 1 de fevereiro chega a próxima série premium da Samsung: Galaxy S23 Crédito@Samsung

Será a 1 de fevereiro, num evento Unpacked, que a Samsung vai apresentar oficialmente uma das séries de smartphones mais aguardadas do ano. E, à medida que nos aproximámos desta data, mais rumores revelam os atributos da nova série premium.

Hoje, o site SamMobile traz mais uma novidade. De acordo com esta fonte, a Samsung vai seguir os passos da Apple e da Huawei e integrar também a funcionalidade de comunicações por satélite nos novos modelos.

Este é um recurso que está direcionado para situações de emergência. Trata-se de uma forma de comunicação mais lenta do que as chamadas telefónicas convencionais e, por vezes, este recurso pode funcionar apenas com mensagens de texto.

Outro ponto a ter em atenção é que os utilizadores devem recorrer a esta funcionalidade, idealmente, com uma visão direta para o céu. Qualquer obstáculo entre o utilizador e o céu – como por exemplo uma árvore, pode atrasar a comunicação com o satélite que, geralmente, leva cerca de 15 segundos a acontecer.

Por essa razão, a funcionalidade está reservada para situações de emergência. Neste ponto em específico, o recurso é eficaz em contactar as autoridades e fornecer a localização do utilizador que está a necessitar de assistência.

Mas voltemos à série Galaxy S23. A confirmar-se esta informação, a Samsung será a primeira marca Android a fornecer este tipo de funcionalidade. A Apple apresentou o recurso no seu iPhone 14, assim como a Huawei também o fez com o seu smartphone Mate 50 Pro.

Infelizmente, não fica esclarecido se todos os modelos da nova série Galaxy S23 vão contar com este recurso ou se este estará reservado apenas ao seu modelo mais avançado.

Especificações esperadas no Samsung Galaxy S23

E por falar no Samsung Galaxy S23 Ultra, recordemos agora algumas das suas principais especificações e argumentos de compra.

Um dos seus atributos mais “sedutores” será, sem dúvida, a configuração de câmara traseira quádrupla. Aqui estará um sensor primário de 200 megapixéis. Este é, aliás, o primeiro smartphone da marca a apresentar tal característica.

A complementar este super sensor, estará um ultrawide de 12 megapixéis e ainda dois sensores telefoto com 10 megapixéis de resolução e zoom ótico de 3x e 10x.

No interior do S23 Ultra vai estar o processador Snapdragon 8 Gen 2 emparelhado com de até 12 GB de memória RAM e de até 512 GB de armazenamento interno. Alguns rumores avançam que uma variante com 1 TB de armazenamento interno será também disponibilizada, mas apenas na Samsung Store online.

A zona frontal será ocupada por um ecrã Dynamic AMOLED com 6,8 polegadas que terá uma resolução QHD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz. Vai também fornecer um brilho máximo de 2.200 nits, o que significa que será mais “brilhante” que o iPhone 14 Pro.

De resto, o modelo Ultra vai ser alimentado por uma bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 25 watts e carregamento sem fios de 15 watts.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt