Samsung Galaxy S23: marca explica ausência deste trunfo dos iPhone 14

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Nas semanas que antecederam a apresentação dos Samsung Galaxy S23, especulou-se que estes chegariam com conectividade satélite. No entanto, ontem, na revelação destes equipamentos, não houve uma palavra acerca deste trunfo presente nos iPhone 14.

Para os mais intrigados com esta ausência, o responsável máximo da divisão móvel da Samsung já veio esclarecer o assunto. Em entrevista à CNET, TM Roh expõe o que levou a Samsung a ignorar a da conectividade satélite nos Galaxy S23.

Samsung aguarda pela maturação da conectividade satélite

O executivo justifica a ausência desta funcionalidade nos Galaxy S23 com o facto de esta ainda não ser suficientemente madura. Uma explicação que nos reporta para a postura da Apple em muitas funcionalidades antes de as mesmas chegarem aos seus produtos.

Samsung Galaxy S23

"Quando houver o momento certo, a infraestrutura e a tecnologia [estiver] pronta, é claro que para os Samsung Galaxy, para a nossa divisão móvel, também consideraremos ativamente a adoção dessa funcionalidade."

Roh acrescenta ainda que ainda não considera esta "... a solução definitiva para garantir a tranquilidade dos utilizadores." Por enquanto, a empresa preferiu apostar num reforço dos sensores presentes nos Galaxy S23 e na sua cobertura de rede 5G.

Ou seja, a Samsung está ciente do impacto que a introdução da conectividade satélite nos iPhone 14 trouxe ao mercado tecnológico. Contudo, ainda não vê real vantagem na adoção da mesma nos seus produtos, mas quando isso acontecer irá certamente abraçar esse caminho.

Poderá a solução da Qualcomm servir os interesses da Samsung?

Perante esta temática, importa relembrar de um anúncio recente da Qualcomm. Foi na CES deste ano que a empresa americana deu a conhecer a sua nova tecnologia Snapdragon Satellite.

Aquilo que esta oferece é precisamente uma conectividade satélite a todos os equipamentos Android compatíveis. Este sistema será criado em parceria com a Iridium, principal rival da parceira da Apple na sua proposta de conectividade satélite.

A solução apresentada pela Qualcomm ficará disponível na segunda metade de 2023 em equipamentos com o Snapdragon 8 Gen 2 e o modem Snapdragon X70. Ainda assim, nem todos serão compatíveis, pois haverá algum hardware especial para que esta conectividade funcione em pleno.

Atualmente, não sabemos se os Samsung Galaxy S23 possuem todo o hardware necessário para suportarem a tecnologia divulgada pela Qualcomm. Será um tema que certamente acompanharemos durante os próximos meses.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.