Samsung Galaxy S23 estreiam o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy. Conhece as suas novidades

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

O evento Unpacked 2023 serviu principalmente para a tecnológica sul-coreana desvendar a sua nova série de topos de gama Android. São eles os Samsung Galaxy S23, agora equipados com um processador personalizado, o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy.

Isto marca o fim da era dos processadores Exynos nos topos de gama da Samsung e a diferença entre vários mercados, já que todos receberão o mesmo SoC. Mas a questão que se coloca é: o que traz de melhor este SoC face à versão original do Snapdragon 8 Gen 2?

Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy conta com ligeiro aumento de desempenho

São várias as novidades exclusivas que a parceria entre a Samsung e a Qualcomm permitem trazer ao novíssimo Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy. Segundo a empresa norte-americana, este é "o Snapdragon mais rápido de sempre".

Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy

Em primeiro lugar, o novo processador dos Samsung Galaxy S23 conta com um núcleo principal aprimorado. O seu Cortex-X3 conta agora com uma frequência cifrada nos 3.36 GHz face aos 3.2 Ghz do Snapdragon 8 Gen 2 visto nos restantes smartphones Android.

Também a componente gráfica do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy foi melhorada. Embora tenhamos a mesma Adreno 740 GPU, esta conta agora com uma frequência de 719 MHz face aos 680 MHz encontrados na versão original deste SoC.

Estas melhorias fazem com que o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy apresente melhorias de desempenho gráfico na ordem dos 40%. Este componente é ainda 20% mais eficiente e no capítulo da Inteligência Artificial assistiremos a melhorias também de 40%.

Os Samsung Galaxy S23 serão incríveis para gaming

Mas afinal quais serão as verdadeiras vantagens para os utilizadores? Em primeiro lugar, os Samsung Galaxy S23 apresentaram trunfos únicos no segmento gaming que farão deles os melhores smartphones da Samsung nesta área.

Samsung Galaxy S23

Um desses exemplos é a incorporação da tecnologia ray tracing em tempo real com aceleração por hardware. Isto permitirá uma melhor representação e desempenho dos efeitos de luz em jogos suportados.

Nota ainda para a incorporação da tecnologia Snapdragon Game Post Processing Accelerator. Esta compromete-se a melhorar o desempenho geral dos jogos e a adicionar efeitos como profundidade de campo ou motion blur.

Há novos trunfos a chegar às câmaras dos novos topos de gama da Samsung

A presença do Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy também influenciará o desempenho das câmaras dos Samsung Galaxy S23. Com novos algoritmos de processamento de imagem, as fotografias capturadas com estes topos de gama prometem ser ainda mais impressionantes.

Samsung Galaxy S23

Um dos destaques destes smartphones é a tecnologia de Segmentação Semântica. Em suma, esta tecnologia permite a identificação de diferentes elementos no mesmo quadro e aplicar melhorias individuais a cada um deles.

A título de exemplo, será possível suavizar tons de pele ou melhorar a legibilidade de texto que possa marcar presença na fotografia. Nota ainda para a gravação de vídeo em luz ultra baixa ou redução de ruído em vários frames.

Este SoC chega ainda com os modems Snapdragon X70 5G Modem-RF e o Qualcomm's 5G AI Processor para melhorar o desempenho 5G dos Galaxy S23 e permitir o uso simultâneo de dois cartões 5G. Nota ainda para a presença dos sistemas FastConnect 6900 e 7800 que permitem velocidades Wi-Fi mais apuradas e com menor latência.

Em suma, o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy é um processador impressionante que promete fazer dos Samsung Galaxy S23 equipamentos ímpares neste feroz mercado. E o melhor de tudo é que, desta feita, também na Europa podermos usufruir das suas vantagens.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.