Samsung vai competir com Apple numa área inesperada

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Samsung e Apple são rivais em vários segmentos de mercado, ainda que seja nos smartphones que esta rivalidade seja mais visível.

Ontem, no seu evento Unpacked, a Samsung anunciou que também está a desenvolver um headset de realidade mista, o que significa que vai fazer frente a Cupertino também nesta área inesperada.

Samsung anuncia que está a desenvolver um headset Extended Reality

Headset realidade mista
Samsung e Apple vão também ser rivais no segmento de headset de realidade mista Crédito@Pexels/Pixabay

Há muito que se fala no headset de Realidade Mista da Apple. Os rumores dão conta de que o dispositivo poderá chegar ainda durante este ano ao mercado. Ao entrar neste segmento, a Apple ia defrontar algumas marcas que não são a sua concorrência habitual, como a Sony ou HTC, mas parece que afinal vai encontrar uma “velha rival”.

Ontem no seu evento Unpacked, a Samsung anunciou que está a desenvolver o seu próprio headset Extended Reality. Mais: este projeto conta com a colaboração da Qualcomm e da Google.

Outra notícia que pode não ser tão animadora para a Apple é que a Samsung deu a entender que o lançamento deste equipamentos pode acontecer em breve. Em declarações à publicação The Washington Post, a gigante sul-coreana foi ainda mais longe e afirmou que também a Meta (ex-Facebook) e Microsoft estão envolvidas no desenvolvimento do novo headset XR – esta é a forma como a Samsung designa o equipamento.

Ainda em declarações à mesma publicação, a gigante sul-coreana afirmou que apenas precisa de afinar o software para o dispositivo ficar pronto.

Com este anúncio, a Samsung não só pressiona a Apple a lançar (finalmente) o seu headset AR/VR, como também se apresenta como rival de Cupertino neste novo segmento.

Esta não é a primeira vez que a Samsung se “aventura” por este nicho de mercado. Em 2015, lançou o headset Gear VR que estava equipado com um ecrã Super AMOLED de 5,7 polegadas com resolução QHD. Mas depois de alguns anos de produção, o modelo foi descontinuado.

Agora parece que a Samsung vai aproveitar esse know-how e fazer nova tentativa neste segmento. Mas desta vez, conta com a colaboração de pesos-pesados como a Qualcomm e a Google.

Aliás, o vice-presidente da Google, Hiroshi Lockheimer, já firmou que este é um segmento empolgante para a empresa e que esta tem vindo a investir em muitas tecnologias e experiências de Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

O mesmo responsável foi mais longe e disse que estas “tecnologias são essenciais para a nova fase da computação, pois podem mudar a forma como interagimos com as pessoas e informações para fazer as coisas no mundo real."

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt