Oficial: Netflix revela como vai impedir que partilhes a tua conta

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

O anúncio foi feito há vários meses, e caiu que nem uma bomba junto dos subscritores da Netflix. Se partilhas conta com pessoas que não vivem na mesma casa, essa prática tem os dias contados.

Durante o ano de 2023, a Netflix vai avançar com a medida de que “uma conta Netflix destina-se a ser utilizada por pessoas que vivem juntas na mesma residência”. E já revelou como pretende impedir que partilhes a tua conta.

Verificação de residência é a primeira medida da Netflix

Para começar, “quando um dispositivo fora da sua residência inicia sessão numa conta ou é usado com regularidade, podemos solicitar que verifique o dispositivo para que este possa ser usado para ver a Netflix”, explica a empresa de streaming.

Isto significa que em breve terás de adicionar a tua “residência Netflix” associada à conta. Ademais, a Netflix afirma que “se partilhar a sua conta com alguém que não vive consigo, a Netflix não irá efetuar automaticamente uma cobrança”.

Como vai funcionar a verificação de dispositivos da Netflix

“Quando alguém inicia sessão na sua conta num dispositivo que não está associado à sua residência Netflix ou se a sua conta for acedida com regularidade de uma localização fora da sua residência, poderemos solicitar a verificação do dispositivo para poder usá-lo para ver a Netflix”, garante a Netflix. O processo é explicado em 5 pontos.

  1. A Netflix envia uma ligação para o endereço de e-mail ou número de telefone associado ao titular da conta principal.
  2. A ligação abre uma página web com um código de verificação de 4 dígitos.
  3. O código tem de ser introduzido no dispositivo que fez o pedido no espaço de 15 minutos. Se o código tiver expirado, será necessário pedir um novo código de verificação a partir do dispositivo.
  4. Quando a verificação for concluída com êxito, o dispositivo poderá ser utilizado para ver a Netflix.
  5. A verificação do dispositivo poderá ser solicitada periodicamente.

Como vai funcionar a Netflix em viagem

Caso queiras viajar e utilizar a Netflix, as coisas também vão ficar mais complicadas. Isto porque se estiveres fora da tua residência Netflix “por um período prolongado, poderá ser-lhe solicitado, ocasionalmente, que verifique o seu dispositivo”.

Isto significa que te poderá ser pedido o referido código acima. E esta verificação poderá ser solicitada periodicamente, como explicado acima.

O que há a reter é que “se uma conta Netflix estiver a ser utilizada por um dispositivo que não está associado à residência do titular da conta principal, esse dispositivo terá de ser verificado para que possa ser usado para ver a Netflix”.

Como vai a Netflix detetar dispositivos numa residência

A Netflix vai utilizar informações como os endereços de IP ou o identificador dos dispositivos para detetar se se encontram a residência. Também poderá ser usada a atividade de conta dos dispositivos com sessão iniciada na conta Netflix.

Estas são apenas as medidas iniciais da Netflix, que parecem ser cautelosas para evitar que quem partilha conta opte por cancelar a subscrição. Mas é bom recordar que a empresa já testou taxas adicionais para quem partilha conta em alguns países.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.