Samsung Galaxy S23: estas são as melhores novidades para 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A próxima geração de smartphones topo de gama da fabricante líder de mercado, a Samsung, chegará durante o 1.º trimestre de 2023. Em causa estão os sucessores para a gama Galaxy S22, apresentada oficialmente no início de fevereiro de 2022.

Desse modo, contamos com a chegada do trio Samsung Galaxy S23, o mais tardar, em fevereiro do próximo ano.

Samsung Galaxy S23
Design possível para a gama Samsung Galaxy S23.

Para esta gama de telefones, a norte-americana Qualcomm já confirmou que a Samsung só utilizará processadores Snapdragon. Ou seja, será um ponto final para a cisão entre SoC's Exynos da Samsung na maioria dos mercados mundiais, Europa incluída, face à utilização dos chips Qualcomm em mercados como os Estados Unidos da América e China.

Trio Samsung Galaxy S23 usará processadores Qualcomm Snapdragon

Goodbye, Exynos. This is the best news of the week. pic.twitter.com/s9tAYAdY8t

— Ice universe (@UniverseIce) 4 de novembro de 2022

Ainda que este detalhe possa parecer isso mesmo, um detalhe, na prática sempre tivemos diferenças de desempenho entre ambas as versões do mesmo smartphone.

Mais concretamente, diferenças não só no desempenho e pontuações sintéticas em testes de benchmarks, como diferenças nos resultados das câmaras fotográficas.

A confirmação emanou de Cristiano Amon, atual CEO da Qualcomm, que confirmou a parceria estabelecida com a Samsung com a duração de vários anos.

Em todos os Galaxy S23 teremos o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2

Unsurprisingly and for the 100th time, it has been confirmed that the Galaxy S23 series will be powered exclusively by the Snapdragon 8 Gen 2 pic.twitter.com/adc9WxFCnm

— Anthony (@TheGalox_) 4 de novembro de 2022

Em suma, um mesmo smartphone comprado em diferentes mercados proporciona ao consumidor uma experiência díspar. Dito isto, é com bons olhos que vemos a Samsung a deixar cair os seus Exynos para os equipamentos topo de gama de modo a harmonizar a experiência de utilização dos seus telefones.

Face ao exposto, a partir de 2023 os consumidores europeus não estarão em desvantagem, mesmo que tangencial, face aos consumidores norte-americanos.

Capas de proteção trazem nova luz ao possível design dos Galaxy S23

S23, S23+ (S23 Pro is the wrong name in the picture) and S23 Ultra protective cases have been introduced. pic.twitter.com/bKmDCHem2b

— Ice universe (@UniverseIce) 16 de outubro de 2022

Ao que tudo indica, a Samsung seguirá o design do atual Galaxy S22 Ultra, portanto, sem a ilha de câmaras fotográficas protuberante. Agora, para 2023, os vários modelos da gama devem seguir esta mesma inspiração e linguagem de design.

O resultado? Três novos smartphones com traseira mais elegante, simples e agradável (ainda que tal seja francamente subjetivo). O resultado pode ser visto em vários renders que já circulam online, bem como nas possíveis imagens das suas capas de proteção.

Importa frisar que estas capas e sugestões de design não são oficiais. Portanto, só com a apresentação oficial dos produtos é que teremos certezas, ou caso a fabricante o confirme previamente, isto é.

Samsung Galaxy S23 Ultra será o próximo flagship da marca

If S23 is like this, do you like it? pic.twitter.com/iETu2TdgAU

— Ice universe (@UniverseIce) 6 de novembro de 2022

Porém, todo o material que tem vindo a ser partilhado pelo leaker Ice Universe, fonte de referência de fugas de informação, é bastante credível.

Aliás, se este for o aspeto do telefone, vemos aqui uma natural evolução das linhas do S22 Ultra para toda a gama Galaxy S23 a chegar no início do próximo ano.

A very unexpected discovery. If the rendering is correct, it seems that the Galaxy S23 Ultra is four bezels of equal width! pic.twitter.com/fJJT7ztg2X

— Ice universe (@UniverseIce) 28 de setembro de 2022

A propósito, vemos acima uma imagem digital que pode retratar o modelo ultra. O destaque vai aqui para as margens perfeitamente simétricas em toda a frontal do dispositivo móvel, algo que na prática torna o equipamento mais gracioso.

O destaque continuará a residir no modelo Ultra. Com efeito, aponta o leaker que a câmara fotográfica principal do modelo Samsung Galaxy S23 Ultra pode surpreender-nos de três formas. Para já, esta é a extensão das informações que temos sobre o produto.

The S23 Ultra camera can surprise us in at least three ways.

— Ice universe (@UniverseIce) 6 de novembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.