Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o 4gnews pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

Logitech MX Master 3S review: o melhor rato para trabalhar em silêncio

Rui Bacelar

O Logitech MX Master 3S dá continuidade à linha de topo com foco na produtividade e trabalho. O rato brilha em ambas vertentes e, mantendo o design do seu antecessor, está mais agradável de usar ao não distrair o utilizador com cliques ruidosos.

Há um novo sensor, de maior precisão (8K), que o torna ideal para usar com ecrãs de alta resolução. Temos ainda um novo recetor BOLT na versão normal, ou conetividade totalmente sem-fios, Bluetooth, na versão MX Master 3S para Mac, aqui em teste.

O preço de venda ao público recomendado do rato é de 135 € e pode ser adquirido nos esquemas de cor Grafite (preto / cinza) e Pale Grey (branco / cinza).

rato Logitech MX Master 3S

Em seguida, nesta análise, damos a conhecer a mais recente geração do melhor rato para trabalho da Logitech, na versão para Mac, em Grafite. Damos também a conhecer algumas das melhores opções do software Logitech Options.

Pontos fortes

✅ Qualidade de construção
Ergonomia e formato para mão direita (encaixe perfeito)
Conexão sem-fios (recetor Logitech BOLT USB) ou Bluetooth (versão Mac só por Bluetooth)
Botões silenciosos (esquerdo e direito)
✅ Botão de scroll lateral é muito útil
Autonomia da bateria incrível
✅ Personalização e versatilidade - software Logitech Options

Pontos fracos

❌ Só para mão direita (destros)
❌ Superfície e material de revestimento tendem a ficar sujos
❌ Será pesado e grande para algumas mãos
❌ Se preferirem um clique audível - optem pela versão anterior

rato Logitech MX Master 3S

A linha de ratos para trabalho Logitech MX Master é, há vários anos, o ponto de referência para quem procura um rato focado na produtividade, versatilidade e conforto de utilização.

A pressão sobre a marca é muita com a concorrência feroz, mas felizmente o produto continua a melhorar a cada nova iteração.

O novo MX Master 3S não se desvia muito do produto anterior. Não tenta re-inventar a roda, visa tão somente aperfeiçoar e atualizar um dos melhores ratos no mercado - e se não tiverem tempo ou disposição para ler toda a análise - fá-lo com sucesso!

rato Logitech MX Master 3S

Temos pequenas melhorias e aperfeiçoamentos que tornam o MX Master 3S no melhor rato para trabalho no mercado. Está mais moderno e adaptado ao ambiente de trabalho em escritório, ou a partir de casa, mais preciso e silencioso.

Sem nunca nos esquecemos do ponto de partida, o MX Master 3 lançado em setembro de 2019, temos aqui um rato que custa aproximadamente 100 euros. É muito dinheiro por um periférico, pelo que o grau de exigência será igualmente alto.

Design e Qualidade de Construção

rato Logitech MX Master 3S

O rato tem uma construção sólida, relativamente alto e com arestas arredondadas, conferindo-lhe um design marcada orgânico. Ideal para mãos maiores, ou para quem gostar de agarrar todo o rato e repousar confortavelmente a mão, a ergonomia é incrível.

A mão assenta naturalmente na sua traseira elevada e os nossos dedos envolvem-no com a mesma naturalidade. Assim, quase sem darmos por isso, encontramos todos os seus 7 botões sem ter que olhar para o rato.

Sem alterações exteriores face ao MX Master 3

rato Logitech MX Master 3S

O exterior não mudou, o que para quem queria um novo design, ou alguma diferença exterior são notícias menos positivas, certo é que a excelente ergonomia e qualidade de construção perduram. Este é um rato muito bem-composto e construído.

O preto e cinzento dominam este esquema de cor, existindo também o modelo em branco com realces cinza. Em ambos os casos, o look é o mesmo, bem como as suas dimensões de 84,3 x 51 x 129,4 mm, além do peso de 141 gramas.

rato Logitech MX Master 3S

Em suma, é o rato ideal para mãos médias e grandes, com material exterior suave, similar ao silicone, muito agradável de agarrar, ainda que tenha as suas inerentes desvantagens.

Por outro lado, o material que o reveste, de textura similar à borracha, tende a ficar húmido com o uso e a acumular sujidade com relativa facilidade. Algo que se verifica nos seus antecessores e que gostaria de ver resolvido futuramente.

Base estável e bom peso no rato Logitech

rato Logitech MX Master 3S

A minha mão não é elegante, nem pequena, pelo que encontra neste MX Master 3S um corpo relativamente volumoso, incrivelmente confortável de usar, para agarrar durante o dia de trabalho sem causar cansaço.

Desde o encaixe da palma da mão, até à alcova para repousar o polegar, com os botões aí convenientemente colocados, este rato é uma ode à produtividade, bem como à qualidade de construção e ergonomia. Note máxima neste importante quesito.

rato Logitech MX Master 3S

Toda a construção espelha confiança e alta qualidade, sem chocalhos, rangidos nem folgas evidenciadoras de compromissos neste ponto, apenas excelência. Há uma ligeira folga na roda principal de scroll, mas durante o uso não é percetível.

Por fim, a Logitech usa agora mais plásticos PCR (post-consumer recycled), sendo também mais respeitador do meio ambiente.

Clique é agora Silencioso no MX Master 3S

rato Logitech MX Master 3S

O "S" no seu nome pode ser usado para descrever a experiência de uso do ato, agora silencioso. Aliás, de acordo com a própria Logitech, os switches usados são 90% mais silenciosos que o da versão anterior e, realmente, é aqui que temos as diferenças.

Para usar num escritório com mais colegas de trabalho, o silêncio será muito bem-vindo. O mesmo se aplica caso trabalhem em casa, causando os novos switches menos distrações com um clique, não mole, mas mais suave e muito prazeroso.

rato Logitech MX Master 3S

Tal como seria de esperar num rato para trabalho e produtividade, a tendência atual é o silêncio no clicar e aqui, sem comprometer a qualidade, ou melhor, a satisfação a cada clique, temos agora uma experiência silenciosa que passei a apreciar consideravelmente.

Segundo a Logitech, estes são os novos switches Quick Click e apesar de o antecessor não ser particularmente ruidoso, com cliques bem definidos, certo é que este é mais agradável de usar durante as jornadas de trabalho e longos períodos.

Botões bem posicionados num rato para trabalho

rato Logitech MX Master 3S

O rato Logitech MX Master 3S, tal como o antecessor, tem 8 botões, 6 dos quais configuráveis. Temos ainda um botão extra na parte inferior do rato para alternar entre os 3 dispositivos que podem estar emparelhados com este mesmo periférico.

O melhor de tudo? A roda de scroll lateral que, para quem trabalhar com edição de vídeo (timelines), ou folhas de cálculo (Excell, por exemplo), será um salva-vidas. O polegar sabe o que fazer e para alternar entre abas / separadores, ou pela timeline, é incrível.

rato Logitech MX Master 3S
Botão central para controlo do comportamento do Scroll

O rato permite "folhear" rapidamente por 1000 linhas por segundo graças ao scroll MagSpeed Electromagnetic com rotação livre - ou graduada bastando para tal clicar no botão perto da roda principal de scroll. Mais uma vez, para produtividade, isto faz a diferença.

Há ainda o botão de Gestos - presente na área de repouso do polegar - fácil de pressionar. Porém, este é o botão que acabo por usar menos em ambiente Mac. Em ambiente Windows, lança o Menu Iniciar.

Pode ser usado, por predefinição, para trazer a vista de Secretária (personalizável através do software Logitech Options).

Polegar com acesso rápido a 4 botões no MX Master 3S

rato Logitech MX Master 3S
Botão de Gestos, sinalizado pelo pequeno relevo na área de descanso do polegar.

O botão lateral de scroll é acompanhado por dois botões arredondados, perfeitos para Avançar ou Retroceder. Ações que podemos personalizar no software próprio, mas que por predefinição são bastante úteis ao navegar na Internet, entre outros cenários.

Em suma, com o polegar temos acesso rápido a quatro botões (um deles a barra de scroll lateral), multiplicando assim as funções do produto com o mínimo de esforço e / ou deslocação do dedo.

Sumariando, temos dois botões principais agora silenciosos e dei por mim a gostar (muito) mais desta sensação, mais suaves não sendo moles. É, contudo, um aspeto bastante subjetivo, pelo que dependerá das preferências pessoais.

LED lateral indica o estado da carga e operação do rato

rato Logitech MX Master 3S

O LED indicador está presente logo acima dos botões laterais de Avançar e Retroceder, atrás ligeiramente do botão lateral de scroll. A sua função é simples, indicar o estado da carga, variando entre o verde o vermelho, além de se iluminar quando ligamos o rato.

Durante a carga apresenta-se verde, intermitente durante o processo de carregamento, e verde fixo quando a bateria está completa (100%).

Desempenho reforçado com sensor de 8 000 DPI no rato Logitech MX Master 3S

rato Logitech MX Master 3S
Interruptor On / Off e sensor ótico no rato Logitech MX Master 3S.

O sensor do rato Logitech MX Master 3S tem agora 8 000 DPI de precisão face aos 4 000 DPI da versão anterior. Esta é a segunda grande mudança, ou aperfeiçoamento da nova iteração do produto e vem tornar o seu uso com ecrãs 4K mais expedito.

Para um rato de trabalho e produtividade, os 8K de DPI são mais que suficientes para percorrer rapidamente todo o ecrã, sobretudo para quem já tem um monitor 4K, ou um iMac com 5K, por exemplo. Aqui, sim, notamos um melhor desempenho do rato.

Note-se que este não é um rato para jogos, pelo que na área gaming encontramos várias propostas já com 16K DPI, que têm a sua aplicação, mas não competem com este MX Master 3S e vice-versa.

Botão inferior para alternar entre três dispositivos emparelhados com o rato

rato Logitech MX Master 3S

A produtividade e versatilidade alargada do rato Logitech MX Master 3S começam a fazer-se notar quando o emparelhamos com até três dispositivos em simultâneo. Imagine-se um iMac, MacBook e iPad, bastando pressionar o botão inferior para alternar entre cada um dos dispositivos sincronizados.

software Logitech Options+

Esta é a premissa do modo Easy-Switch e é realmente fácil usar um mesmo rato em vários equipamentos com recurso a esta tecnologia.

Há, porém, muito mais a explorar na suite proporcionada pelo Logitech Options e Options+ para Windows e Mac.

Começa por instalar o software Logitech Options

Logitech MX Master 3S Logitech Options+
Ecrã inicial da plataforma Logitech Options+ em ambiente Mac.

Atualmente a fabricante disponibiliza duas plataformas de controlo adicional e personalização para vários dos seus periféricos como ratos e teclados. Ambas são gratuitas e podem ser descarregadas através das seguintes ligações:

Logitech Options+

A versão Logitech Options+ dispõe de funções experimentais e mais avançadas, ainda que partilha uma mesma base de personalização com a versão padrão.

Note-se que este software é o complemento obrigatório para tirar pleno proveito do MX Master 3S e mais produtos. O melhor deste rato? A possibilidade de definir um comportamento dos botões que variar consoante as aplicações.

Para tal, o Options é a plataforma obrigatória, pois só assim se extrai todo o potencial de um produto topo de gama.

Arrasta, copia e cola ficheiros entre computadores com o Logi Flow

Logitech Options+

Além de poderes usar o Logitech MX Master 3S em até três dispositivos, sem dificuldade, podes fazer bem mais. Com efeito, é possível arrastar ficheiros entre computadores após a configuração inicial.

Assim sendo - além do Logitech Easy Switch - para alternar entre até três dispositivos emparelhados, podem tirar partido desta "ponte" para arrastar, copiar e colar, ou simplesmente passar ficheiros de forma fácil entre máquinas.

Logitech MX Master 3S

Esta funcionalidade pode ser uma benção para os profissionais, facilitando o workflow entre vários computadores, por exemplo.

Usa o mesmo rato em vários dispositivos (3) com o Easy Switch

Logitech Options+

Liga o teu rato a vários computadores (até 3 dispositivos), ou entre tablets, tudo o que tenha conexão Bluetooth ou aceite adaptador USB / dispositivo unificador.

Feita a sincronização inicial, temos apenas que virar o rato ao contrário e carregar no botão circular, pequeno, para alternar entre dispositivos sincronizados. O rato indicará, com as luzes LED, a que número - 1, 2 ou 3, está ligado e pronto a usar.

Altera a configuração e comportamento dos botões consoante a app

Logitech MX Master 3S

Temos um vasto leque de possibilidades de personalização para este rato, para os seus botões e para o comportamento destes botões de acordo com os programas que mais usamos.

Se usas o Photoshop podes definir a ação de diversos botões. Para quem usa o Final Cut, também pode definir um comportamento próprio para agilizar o ampliar, cortar, e tantos outros comandos.

Logitech MX Master 3S

Em suma, o rato memoriza diferentes perfis / ações e comportamentos para determinados botões consoante o utilizador esteja a usar diferentes aplicações. É aqui que o produto mostra o seu verdadeiro valor como rato para trabalho, dinâmico e versátil.

Bateria que não acaba no Logitech MX Master 3S

rato Logitech MX Master 3S

O rato Logitech MX Master 3S tem uma autonomia incrível. Facilmente acima de um mês com utilização diária de várias horas, ao ponto de me esquecer totalmente de o carregar. É divinal neste ponto, com ligação USB do Tipo C quando for hora de carregar.

Também podemos usar o rato enquanto ele carrega, funcionando aí como um rato convencional, com ligação por cabo. Note-se que na sua caixa o produto traz um cabo de carregamento.

rato Logitech MX Master 3S

A sua bateria de 500 mAh chega, em média, aos 70 dias, superando assim a barreira de dois meses com uso normal. O melhor de tudo? O rato tem carregamento rápido e um minuto de carga dá-nos até 3 horas de utilização média.

Aliás, a autonomia de bateria é tão boa que não seria descabido reduzir a sua capacidade e tornar o rato mais leve numa próxima iteração, ainda que pessoalmente prefira um rato mais pesado.

Veredito: o Logitech MX Master 3S é o melhor rato para trabalho

rato Logitech MX Master 3S

O rato rato Logitech MX Master 3S é a melhor escolha para trabalho. É um rato fantástico, confortável, ergonómico e com autonomia brutal! O facto de agora estar silencioso vem melhorar e atualizar a sua utilização para os padrões atuais de trabalho.

Contudo, o seu revestimento tende a ficar algo sujo com o tempo e, apesar de confortável, a textura de borracha tem os seus "contras". Apesar de agradável ao toque, inicialmente, em pouco tempo ficará marcado ou mesmo sujo.

Porém, com novo sensor de 8K está mais ágil e preparado para ecrãs 4K, ou mais resolução. Tem vários botões configuráveis e as rodas de scroll fazem toda a diferença. Se o orçamento o permitir, este rato Logitech MX Master 3S é a melhor compra.

O rato durará vários anos, ainda que o revestimento de borracha não se mantenha tão mimoso como no primeiro dia. É um rato perfeito para trabalhar, seja em Photoshop, edição de vídeo, ou em folhas de Excel.

rato Logitech MX Master 3S

Botões: 8 + 2 scrolls
Sensibilidade: 8K DPI (8 000 DPI)
Utilização: Trabalho
Mão: Direita
Conetividade: wireless / Bluetooth
Software: Logi Options+
Autonomia: mais de 1 mês

Por fim, o rato é frequentemente alvo de promoções e descontos em lojas de confiança como a Amazon.ES. Portanto, se procuram efetivamente o melhor rato para trabalhar, esta é a nossa recomendação.

A 4gnews atribuiu ao rato Logitech MX Master 3S um total de 5 estrelas em 5 possíveis.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@4gnews.pt