Samsung Galaxy S22 pode já ter perdido mais de metade do valor desde que o compraram

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A maioria dos smartphones de gama alta segue uma esquemática de preços similar entre várias fabricantes, seja a Apple, Samsung, Xiaomi, ou a Google com os seus Pixel. Todavia, alguns modelos desvalorizam consideravelmente mais rápido que outros, numa tendência que já verifica há vários anos.

Assim, ao olhar para o valor de retoma de vários smartphones atuais como os Apple iPhone 13, Samsung Galaxy S22, ou Google Pixel 6, a cadeia de lojas SelllCell, a operar nos Estados Unidos da América, deu agora a conhecer a realidade registada no decurso do seu negócio de compra e venda de smartphones em segunda mão.

A maior desvalorização está presente nos smartphones Android

Samsung Galaxy S22
Desvalorização dos Apple iPhone, Galaxy S22 e Pixel 6. Crédito: SellCell

Resumidamente:

  • Gama Samsung Galaxy S22 desvaloriza 47% após dois meses
  • Gama Google Pixel 6 desvaloriza 42% após dois meses
  • Gama Apple iPhone 13 desvaloriza 16% após dois meses

Os dados avançados pela plataforma de vendas online dá conta da péssima retenção de valor do smartphone Samsung Galaxy S22 que, volvidos dois meses, perde cerca de metade do seu valor. Até mesmo a gama Google Pixel 6 consegue portar-se melhor neste quesito, ainda que nenhum smartphone Android se compare à Apple e respetiva gama iPhone 13.

Samsung
Desvalorização dos Apple iPhone, Galaxy S22 e Pixel 6. Crédito: SellCell

Mais concretamente, a gama iPhone 13 perdeu cerca de 16,4% do seu valor após dois meses, mantendo assim um valor de revenda superior no mercado em questão, os Estados Unidos da América. Portanto, apesar de estas métricas não refletirem a nossa realidade, temos uma visão aproximada do que sucederá em Portugal.

Ainda de acordo com a mesma empresa, o modelo Samsung Galaxy S22 Plus de 128 GB foi o que mais rapidamente desvalorizou, perdendo 53,8% do seu valor neste período. Por outro lado, no seio da Apple foi o iPhone 13 mini o modelo que mais desvalorizou, cerca de 29,2% em dois meses.

Em suma, a Apple continua a ter os melhores telemóveis para quem valoriza o valor da retoma e venda em segunda mão, com os iPhone a reterem uma boa parte do seu valor.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.