Samsung Galaxy S21 rapidamente sem bateria? A culpa pode estar no teu bolso!

Rui Bacelar
Comentar

O teu Samsung Galaxy S21 consome mais bateria quando estás em movimento? Sobretudo quando o colocas no bolso, ou na bolsa durante o dia? Bom, não é caso único, com vários utilizadores a queixarem-se do mesmo problema nestes smartphones.

Há também uma tese avançada para tentar explicar esta drenagem mais rápida da bateria, consequentemente, diminuindo a sua autonomia pelo simples facto de transportarmos o smartphone no bolso. A problemática afeta os três modelos de Galaxy S21.

Falta de bateria nos smartphones Samsung Galaxy S21?

Samsung Galaxy S21

De acordo com a exposição feita numa thread no portal XDA Developers, o que começou por ser uma queixa isolada em fevereiro de 2021, soma já milhares de relatos similares. À medida que mais smartphones da gama Samsung Galaxy S21 chegaram às mãos (e aos bolsos) dos consumidores, começou a surgir um padrão entre o tipo de uso e a problemática da drenagem de bateria.

Importa frisar que o problema é sentido nos modelos Samsung Galaxy S21, Samsung Galaxy S21+ (Plus) e, por fim, no Samsung Galaxy S21 Ultra. Em causa está o consumo de bateria elevado quando comparado com o período de standby.

De acordo com os relatos, este consumo dispara quando o telefone é transportado no bolso. A comparação é feita com o padrão de consumo quando o telefone está, por exemplo, pousado numa mesa ou qualquer outra superfície, em repouso.

A situação, ainda que inusitada e aparentemente descabida, tem a sua razão de ser e tudo se deve a uma decisão tomada pela Samsung.

Transportar o smartphone no bolso provoca um consumo elevado de bateria

Samsung Galaxy S21
Exemplos colocados por um utilizador no portal XDA Developers.

O problema é causado pela aplicação de câmara fotográfica quando o telefone está em movimento. Esta é a conclusão apontada pelos vários engenheiros e programadores responderam à thread em questão.

Mais concretamente, o elevado consumo energético estará a ser causado pelo serviço cameraservice worker. Este serviço mantém o telefone acordado e pronto a executar um número de terminado de tarefas, mesmo que o dispositivo esteja bloqueado.

Por outras palavras, ao detetar movimento (através dos seus diversos sensores), o telefone é mantido num estado de vigília ou sono leve. Isto para que, em caso de necessidade, o utilizador possa, por exemplo, tirar rapidamente uma fotografia.

Importa ainda frisar que a Samsung introduziu propositadamente o serviço service worker wakelock nos seus Samsung Galaxy S21, podendo também chegar aos Galaxy S20 e Galaxy Note20 com as próximas atualizações de software para que os dispositivos estejam sempre prontos para algumas tarefas.

Smartphone sempre pronto, sempre acordado, consome mais bateria

Since this seems to be getting more attention for some reason, I want to follow it up with some code analysis. https://t.co/OH5Bdj2Uva

— Zachary Wander (@Wander1236) 15 de junho de 2021

A descoberta foi feita pelo programador Zachary Wander que, após analisar o código-fonte, concluiu que tal foi aplicado pela Samsung para maior comodidade dos utilizadores. Para, por exemplo, a câmara não fazer ruídos até ser utilizada.

Ruídos estes que podem ser provados pelas câmaras quando o mecanismo de estabilização ótica da imagem (OIS) não está ativo. É este o sistema, recordamos, que usa contra-movimentos para compensar as vibrações do smartphone ao ser utilizado.

Portanto, para evitar o chocalhar das câmaras fotográficas quando o telefone está, por exemplo, no bolso, o mecanismo de estabilização está sempre ativo o que implica necessariamente um maior gasto energético.

Tudo se resume à comodidade de uso nos smartphones Samsung

Em síntese, a câmara continua estabilizada mesmo quando não a usamos. De igual modo, ao sentir movimento o telefone está também num estado de prontidão, ou sono leve, contribuindo isto também para o maior consumo energético.

Trata-se, portanto, de uma causalidade dupla para o consumo elevado de energia nestes smartphones Samsung Galaxy. A causa? A implementação e escolhas da Samsung ao dar prioridade à comodidade de utilização e prontidão dos seus smartphones.

Note-se, por fim, que tal pode vir a ser corrigido pela fabricante, caso esta assim o entenda, com uma atualização futura do seu software.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.