Samsung Galaxy S21 FE pode ser o melhor segredo escondido de 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Samsung Galaxy S21 FE (Fan Edition) pode ser um dos melhores smartphones Samsung do ano, chegando durante o verão com preço mais competitivo e especificações técnicas de topo. Terá, contudo, alguns compromissos, mas poderá valer a pena.

Segundo as informações reveladas até ao momento este será o próximo produto a ser apresentado pela fabricante líder de mercado, estando já a sua lista de especificações definida e os primeiros testes de benchmark já publicados na Internet.

A melhor pérola da Samsung em 2021 pode ser este S21 FE

Samsung Galaxy S21 FE
Esquema de cor em rosa pastel sugerido para o Samsung Galaxy S21 FE

Após teremos conhecido e testado o Galaxy S20 FE ficamos com excelente impressão do mesmo. Tal como podem ler na nossa análise, era então um telefone com desempenho de topo (na versão 5G), com construção mais modesta e preço competitivo.

É, portanto, com grande antecipação que vemos o seu sucessor a materializar-se. Será um smartphone meritório do investimento, caso o preço também siga os moldes da geração anterior. O melhor de tudo? Terá o Snapdragon 888 da Qualcomm na versão 5G.

Face ao exposto, teremos o mesmo processador no S21 FE que encontramos nos demais smartphones da gama alta na linha Galaxy S21. Para o utilizador isto é sinónimo de um mesmo desempenho elevado e fluidez em todas as tarefas.

O novo teste de benchmark confirma as suas especificações

Samsung Galaxy S21 FE

Acima vemos a captura de ecrã na GeekBench, plataforma de testes onde o Samsung Galaxy S21 FE já terá sido testado. Vemos, portanto, a listagem dos principais competentes como é o caso do processador, memória RAM e sistema operativo do produto.

Destacamos os 8 GB de memória RAM, sistema operativo Android 11 (com a interface One UI 3.1), bem como o processador Snapdragon 888 da Qualcomm. Note-se ainda a descrição da configuração de núcleos e frequência de processamento.

A saber, este SD888 tem um total de 8 núcleos com uma frequência máxima de 2,84 Ghz. A configuração segue o modelo de 1 núcleo + 3 núcleos + 4 núcleos para tarefas intensas, medianas e leves, respetivamente.

Teremos pelo menos duas versões do Samsung Galaxy S21 FE

Samsung Galaxy S21 FE

Segundo as fugas de informação até à data teremos pelo menos duas versões do telefone. Chegará assim com 6 GB ou 8 GB de memória RAM, possivelmente nas versões 4G LTE e 5G, respetivamente.

A estes valores corresponder-se-ão um total de 128 GB de armazenamento interno e 256 GB. Em ambos os casos teremos um ecrã de 6,41 polegadas, Super AMOLED com resolução Full-HD+ e alta taxa de atualização a 120 Hz com bateria de 4500 mAh.

Aponta-se também a presença do carregamento rápido a 25 W, além das três câmaras verticalmente dispostas na sua traseira. Aliás, todo o design do smartphone seguirá a atual linguagem dos modelos de topo na gama Galaxy S21.

Os Galaxy S21 FE serão os próximos "quase topos de gama"

Samsung Galaxy S21 FE

A principal diferença estará na escolha de materiais de construção, abandonando-se o vidro em detrimento do acrílico, mas mantendo-se a estrutura metálica.

Por fim, de acordo com fontes sul-coreana o preço do Galaxy S21 FE pode começar no equivalente a 629 dólares na versão base e chegar até aos 719 dólares na versão de topo. Não sabemos se este é o preço para a versão 4G, ou para a versão 5G.

Em todo o caso, estes serão os próximos "quase topos de gama". Terão um desempenho de nível alto, preço mais competitivo e uma construção mais simples que também ajudará a baixar o preço.

Manterão, contudo, o design geral dos topos de gama, incluindo aqui o "Countour Cut" que define a ilha das câmaras nos atuais topos de gama.

A apresentação dos novos smartphones Samsung deve ocorrer durante o mês de agosto de 2021.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.