Google Lens: vais adorar a nova função da app nas férias de verão

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tem um novo "truque" para te entregar um guia turístico de bolso. Trata-se de um novo filtro para a aplicação Google Lens, o novo "Places" ou Locais que é capaz de identificar edifícios e construções nas tuas redondezas, além de outros marcos históricos.

O Lens é uma das melhores ferramentas gratuitas da Google, disponível para grande parte dos dispositivos móveis Android presentes no mercado. Aliás, é uma daquelas aplicações que, depois de a usarmos uma vez já não passamos sem a mesma.

Está na hora de redescobrir a Europa com a Google Lens

Basta abrir a aplicação e apontar a câmara para os edifícios ao nosso redor. Os algoritmos da tecnológica de Mountain View farão o resto e já conseguem identificar marcos históricos e mais edifícios do que nunca. O processo é rápido, tal como vemos acima.

Desse modo poderás obter rapidamente mais informações sobre o local em questão neste novo filtro e função devidamente apelidada de "Places". É ótimo para, por exemplo, consultar o horário de funcionamento de um local, ou saber mais sobre a sua história.

O utilizador poderá fotografar o edifício e o Lens reconhecerá o mesmo. Teremos acesso rápido às avaliações e mais cartões com os principais detalhes do mesmo. O procedimento será bastante rápido, notando-se aqui o poderio da base de dados da Google.

Leva este guia turístico contigo nas férias de verão

Para as férias de verão esta é uma aplicação que deves ter instalada no smartphone ou tablet. É gratuita - disponível na Play Store - e basta apontar a câmara do dispositivo para obter mais informações sobre uma miríade de locais, objetos, animais, flores, etc.

Assim, como este ano teremos muitos mais turistas a viajar no seu país e fora deste, a tecnológica entrega agora o novo filtro, já disponível na sua aplicação. É uma ótima ajuda para as férias de verão e pode agir quase como um guia turístico de bolso.

Para utilizar o novo filtro "Places" ou "Locais" no telefone basta seguir estes passos:

  • Abrir a app Google (ícone G)
  • Tocar no ícone da câmara forográfica na barra de pesquisa
  • Selecionar o filtro / menu Locais
  • Apontar para o edifício para obter mais detalhes e informações
  • Alternativamente - abrir a app Google Lens e seguir os mesmos passos

A aplicação Google Lens é uma das mais bem sucedidas no seio da empresa. Aliás, de acordo com a própria, este serviço é usado mais de três mil milhões de vezes por mês em todo o globo. São números incríveis, comprovando bem a utilidade da app.

Reiteremos, por fim, a grande utilidade desta aplicação, o seu bom funcionamento (também em português de Portugal), sendo totalmente gratuita.

Esta é uma app essencial para as férias de verão, quer viajes dentro de Portugal, e sobretudo pela Europa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iPad Pro 12.9 (2021) com M1 submetido ao famoso teste de tortura (vídeo)
  • Xiaomi revela toda a verdade sobre o carregamento de 200W
  • FIFA 21 está disponível ao preço mais baixo do ano na PlayStation Store
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.