Samsung Galaxy S20 FE 5G review: o lobo em pele de cordeiro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 13 min.

A Samsung é a maior fabricante mundial de smartphones e dispositivos móveis, posição de liderança que lhe permite diversificar, aparentemente sem limites, o portefólio de equipamentos. Tal é o caso do Samsung Galaxy S20 FE 5G.

Tendo travado contacto com os topos de gama da linha S, os Galaxy S20, S20+(Plus) e S20 Ultra, as expectativas para o S20 FE não estavam particularmente elevadas. Afinal, o que pode surpreender num telemóvel com traseira em plástico, feito para os fãs?

Em primeiro lugar importa esclarecer o significado do nome, ou melhor, da sigla "FE" que nos remete para a "Fan Edition", ou edição especial para os fãs. A composição exata desse grupo de utilizadores e consumidores é, no entanto, omissa.

Em segundo lugar, temos duas versões deste telemóvel, o Galaxy S20 FE 5G e o Galaxy S20 FE (4G). O primeiro usa o processador Snapdragon 865 da Qualcomm e o segundo, o Exynos 990 da Samsung, além dos 100 euros de diferença no preço.

Samsung Galaxy S20 FE 5G

Vantagens do Samsung Galaxy S20 FE 5G

  • Desempenho excelente em todas as tarefas
  • Ecrã AMOLED de alta resolução e muito fluído - 120 Hz
  • Resistência ao pó e água - certificação IP68
  • Câmaras fotográficas muito competentes
  • Altifalantes duplos frontais - som estéreo
  • Boa autonomia e carregamento sem-fios

Desvantagens do Samsung Galaxy S20 FE 5G

  • Traseira em plástico (glasstic) divide opiniões
  • Leitor (ótico) de impressões digitais não é propriamente rápido
  • A interface da Samsung tem "extras" desnecessários

Primeiras impressões do Samsung Galaxy S20 FE 5G

Samsung Galaxy S20 FE 5G

Manifesta sensação de confusão. A construção do smartphone é pautada pelo alumínio com acabamento brilhante, o vidro no painel frontal e o plástico com acabamento fosco - apelidado pela Samsung de Glasstic - a dominar a traseira.

Após mais de meia década a testar smartphones, o tato costuma bastar para adivinhar o segmento de mercado onde um produto se insere, no entanto, este S20 FE 5G obrigou-me a olhar para a lista de especificações técnicas para aclarar as dúvidas.

O terminal não apresenta rangidos, é sólido ao tato, com o frio da estrutura a contrastar com a agradabilidade do plástico que não é liso, mas também não arranha. Não é um "flagship", mas sim um "flagship killer" como a sua utilização o viria a revelar.

Samsung Galaxy S20 FE 5G

A estranheza torna-se gradualmente em satisfação ao pegar no smartphone. O mesmo pode ser dito da utilização do ecrã, com as cores que associamos a um display AMOLED, contraste ótimo e agora uma alta taxa de atualização até 120 Hz.

O desempenho surpreendeu desde logo, com o telemóvel a ser ágil inclusive no processo de configuração inicial. Está equipado com 128 GB de armazenamento interno e 6 GB de memória RAM, com o padrão UFS 3.1. É veloz e eficiente.

Em síntese, plástico será plástico, notoriamente distinto dos modelos de ponta como os demais Galaxy S20. Não obstante, este plástico tem as suas vantagens, mantendo-se muito limpo, agradável ao toque e disponível em cores aprazíveis.

O ecrã do smartphone Samsung é simplesmente bom

Samsung Galaxy S20 FE 5G

O ecrã do Samsung Galaxy S20 FE 5G usa um painel Super AMOLED com taxa de atualização até 120Hz, e certificação HDR10+ que garante um grande brilho, maior contraste e uma melhor precisão de cores ao desfrutar dos conteúdos.

Os 120 Hz dão ao utilizador uma experiência mais fluída ao deslizar o ecrã, sendo os conteúdos apresentados de forma suave, algo particularmente relevante para jogos no telemóvel, por exemplo. Em 2020 esta é uma caraterísticas diferenciadora.

Vale frisar que este acerto da taxa de atualização, bem como vários outros quesitos do ecrã e brilho podem ser personalizados nas definições. O leque de funções é, como a Samsung já nos habituou, vasto, mas bem organizado.

A Samsung apelida este ecrã de Infinity-O numa referência à câmara frontal que "perfura" o ecrã. Este tem 6,5 polegadas de diagonal, moldura discreta e cantos arredondados, sendo realmente elegante e bem concebido.

Os altifalantes duplos fazem (toda) a diferença

Samsung Galaxy S20 FE 5G

Acomodado discretamente entre a estrutura metálica e o vidro, o altifalante superior tem função dupla, mediando as chamadas telefónicas e reproduzindo com bom volume e conjugando-se na perfeição com o altifalante principal, na margem inferior.

Colocamos bastante ênfase no impacto positivo que o áudio estéreo tem nos utilizadores. O palco sonoro envolvente, o som direcional e claro, a qualidade e clareza do mesmo, merecem uma nota extremamente positiva neste smartphone.

Por outras palavras, se gostas de jogar, ouvir música, ver vídeos, ou filmes no telemóvel, vais ter um choque muito positivo assim que começares a utilizar o Samsung Galaxy S20 FE 5G. É uma excelente caraterística deste dispositivo móvel.

As câmaras fotográficas do S20 FE 5G são boas e versáteis

Samsung Galaxy S20 FE 5G

Versáteis e divertidas, a prestação fotográfica e videográfica é muito boa. Com três câmaras na parte traseira (12 MP + 12 MP + 8 MP), temos desde uma lente grande angular, ao zoom ótico de 3x, preparado para qualquer cenário ou condição.

O conjunto de câmaras dá-nos as ferramentas necessárias para captar com muito boa qualidade os momentos do quotidiano. Seja para partilhar nas redes sociais, ou preservar memórias, este conjunto é mais que suficiente para a maioria dos utilizadores.

A utilidade do zoom ótico de 3x e o Modo Noite

Samsung Galaxy S20 FE 5G

Com o Modo Noite conseguimos fotografias utilizáveis, mesmo em baixas condições de luminosidade. Já o zoom ótico de 3x, ou digital até 30x, conseguimos mais flexibilidade para obter o enquadramento desejado.

A quem procura um bom telemóvel para fotografia, o Samsung Galaxy S20 FE 5G é altamente recomendável. Apresenta o equilíbrio que considero perfeito entre desempenho, qualidade em foto/vídeo, bem como as opções de criação na aplicação de câmara.

O telemóvel Samsung conta com várias opções de criação de conteúdo dentro da aplicação da câmara que permite, por exemplo, tirar uma foto e obter várias opções. Tudo mediado pela IA, com resultados que considero agradáveis e até úteis.

Em condições menos que ideais, com extrema luminosidade, objetos em movimento, ou mesmo quando escasseia a luz, a câmara por vezes deixa a desejar. É um bom "kit" fotográfico, mas longe de ser excelente.

Uma câmara confiante, até nas selfies e autorretratos

Samsung Galaxy S20 FE 5G

A câmara frontal de 32 MP tem ótima definição e as opções presentes na aplicação de câmara fotográfica aumentam a criatividade para simples selfies, ou autorretratos mais elaborados. Com bons detalhes e cores mais fieis, temos ainda o modo beleza.

Para gravar vídeo esta câmara frontal permite gravações em 4K até 60 fps, com estabilização eletrónica da imagem. Mais uma vez, os resultados são muito agradáveis para um telemóvel, permitindo captar com qualidade o quotidiano.

Desempenho ótimo e interface envolvente com a OneUI

Samsung Galaxy S20 FE 5G

O Samsung Galaxy S20 FE 5G é um bom telemóvel para jogos e um excelente smartphone para tudo mais. Graças ao processador Snapdragon 865 da Qualcomm, ainda que não seja a sua iteração mais recente - o 865 Plus - o desempenho é ótimo!

A interface (UI), embora abrangente e altamente personalizada pela Samsung - quando comparada com o Android puro (stock) - não é intrusiva, nem aparenta abrandar o telemóvel. Com aplicações próprias úteis e funções que melhoram a experiência de atualização, a OneUI 2.5 representa o culminar de anos de estudo, aperfeiçoamento e feedback dos utilizadores.

A novos e habituais utilizadores Samsung, há aqui um ecossistema com software bem otimizado, boa integração de funções próprias da marca e uma graciosidade transversal a todo o sistema. Em 2020, a interface da Samsung está realmente boa.

Atualizações e otimizações periódicas da OneUI

Samsung Galaxy S20 FE 5G

Ao utilizar este telemóvel Samsung durante cerca de um mês cheguei a receber uma atualização de sistema, bem como atualizações de segurança. Também nesta frente a gigante sul-coreana mostra um cuidado extra em zelar pelos interesses do consumidor.

Em síntese, a Samsung tem um dos ecossistemas mais envolventes e cuidados da atualidade. É fácil utilizar um dos seus telemóveis e gratificante conjugá-lo com outros equipamentos e acessórios da linha Galaxy.

A Bixby e outros "extras" continuam presentes

Samsung Galaxy S20 FE 5G

Intuitiva e, por vezes, até lúdica, a OneUI 2.5 está madura e agradável, mas continuamos a ter alguns excessos, nomeadamente a Bixby. Esta assistente virtual, a par de algumas aplicações próprias e alguns extras desnecessários, poderiam desaparecer do Samsung Galaxy S20 FE 5G que dificilmente o utilizador sentiria a sua falta. Eu garantidamente não sentiria.

Da grande personalização às definições bem organizadas

Existem ainda algumas funções que podem ajudar, ou atrapalhar o utilizador, nomeadamente a barra lateral flutuante. Sobretudo num cenário em que utilizamos os gestos de navegação em detrimento dos botões virtuais, acabamos por "materializar" vezes de mais esta barra que pode ajudar a usar um ecrã grande. Ainda assim, senti que no decurso da utilização nada acrescentou.

Samsung Galaxy S20 FE 5G

Felizmente é possível desativar algumas destas funções e "extras", com uma grande personalização a permear todos os aspetos da interface. Algo que se estende desde os "Temas" aos utilitários para auxiliar diversas tarefas e ações.

Vale ainda frisar que a partir do menu das Definições, habilmente organizado com cartões de informação, conseguimos aceder a uma vasta panóplia de controlos dentro de cada secção. Adicionalmente, podemos usar a lupa para agilizar a procura.

O Samsung Galaxy S20 FE 5G faz uso do sistema operativo Android 10, da Google, sendo este revestido pela interface própria da marca, a OneUI 2.5 à data de redação deste ensaio.

A central de controlo e notificações do smartphone

Samsung Galaxy S20 FE 5G

De igual modo, temos a barra de notificações e alertas que, ao ser ampliada, também nos dá acesso rápido aos interruptores de controlo das várias ligações. Aqui podemos, por exemplo, ativar o eficaz modo escuro que "cobre" toda a OneUI.

Indicamos ainda que o Samsung Galaxy S20 FE 5G suporta o padrão Wi-Fi 6 e, como o seu nome indica, está preparado para a eventual implementação das redes 5G em Portugal. Até lá, é também muito rápido na ligação por dados em 4G LTE.

A boa autonomia do Samsung Galaxy S20 FE 5G

Samsung Galaxy S20 FE 5G

A bateria com 4500 mAh de capacidade do Samsung Galaxy S20 FE 5G é suficiente para um dia de uso intenso, ou um dia e meio de uso ponderado. A gestão energética é eficiente, com o smartphone a aprender os seus hábitos de utilização.

É um telemóvel que podemos usar intensivamente para jogos e obter pelo menos 5 a 6 horas de ecrã ligado, variando, claro está, consoante as exigência de cada jogo e aplicação. De qualquer modo, durante o período de teste nunca me deixou sem energia.

A isto junta-se a benesse do carregamento sem-fios. Algo que deve marcar presença em todo e qualquer smartphone que se preze, ao ser extremamente útil para o utilizador, bastando pousar o equipamento na base para este começar a carregar.

4500 mAh e o carregamento sem-fios a 15 W

Samsung Galaxy S20 FE 5G

Incluindo um carregador e cabo USB-C na caixa do smartphone, o Samsung Galaxy S20 FE 5G tem carregamento rápido (por fio) a 25 W, ao passo que o carregamento sem-fios chega aos 15 W de potência, classificando-se já como rápido.

Contamos ainda com o carregamento reversível - a possibilidade de usar o smartphone para carregar via wireless outros equipamentos - a 4,5 W, uma capacidade que se pode revelar útil em certas ocasiões.

Em síntese, não sendo abismalmente duradoura, ou rápida a carregar, a bateria do Samsung Galaxy S20 FE 5G é perfeitamente equilibrada tendo em conta uma utilização, dita normal, por parte do consumidor comum.

Especificações do Samsung Galaxy S20 FE 5G

  • Ecrã AMOLED de 6,5 polegadas, resolução Full HD+ (1080 x 2400) - 407 ppp
  • Taxa de atualização de 120 Hz, HDR10+
  • Processador Qualcomm Snapdragon 865 (7 nm)
  • 6/8 GB de memória RAM
  • 128/ 256 GB de memória interna (UFS 3.1) expansível via microSDXC
  • Câmara principal tripla de 12 + 12 + 8 MP
  • Câmara frontal de 32 MP (punch-in)
  • Leitor de impressão digital embutido no ecrã
  • Bateria de 4,500 mAh com suporte para carregamento rápido de 25 W
  • Carregamento sem-fios a 15 W e reversível a 4,5 W
  • Android 10, OneUI 2.5
  • Peso de 190 gramas
  • Preparado para o padrão de redes 5G

O Samsung Galaxy S20 FE 5G é um lobo em pele de cordeiro

Samsung Galaxy S20 FE 5G

A "Fan Edition" pode não lhe fazer toda a justiça, tampouco a traseira em plástico. Mas, não se deixem enganar pela aparência afável deste telemóvel Samsung, disponível aliás, num belíssimo leque de cores nos vários esquemas em que está disponível.

Este é um smartphone poderoso, que surpreendeu até um veterano na tecnologia móvel em diversos aspetos. Posso resumir perfeitamente este produto com a seguinte frase: - dará resposta à esmagadora maioria dos utilizadores em 2020. Acima do Samsung Galaxy S20 FE 5G estamos a pagar consideravelmente mais, por funções que utilizaremos consideravelmente menos.

Sofisticadamente subtil e agradavelmente surpreendente

Isto é o mesmo que dizer que no Samsung Galaxy S20 FE 5G encontramos uma surpreendente relação preço/ qualidade. Não estava à espera de ficar tão bem servido com um telemóvel que não me conquistou assim que abri a sua caixa. Habituado, claro está, ao melhor que o mercado tem para oferecer, este FE foi uma lição de humildade e uma oportunidade para redefinir prioridades.

Samsung Galaxy S20 FE 5G

No final, foi difícil fazer as pazes com a traseira em plástico, mas considerando a presença de carregamento sem-fios, a certificação IP68 e o facto de este "glasstic" se manter extremamente limpo - face às superfícies de vidro - são benesses inegáveis.

O Samsung Galaxy S20 FE 5G custa 729 € em Portugal, um preço alto é certo, mas consideravelmente mais acessível que os demais Galaxy S20, e sem contar com a gama Note 20. Isto sem abdicar dos componentes essenciais num flagship!

O novo "flagship killer"?

O Samsung Galaxy S20 FE 5G foi estrategicamente concebido para fazer frente às investidas da OnePlus. Aliás, só o facto de ter carregamento sem-fios valeria ao S20 FE 5G um título de "Pro" caso este fosse comercializado pela rival chinesa.

Há muito valor neste telemóvel Samsung e isto torna-o no melhor gama média "premium" da atualidade. Apesar de apreciar muitas das decisões e produtos da OnePlus, reconheço prontamente que o Samsung Galaxy S20 FE 5G é um vencedor.

Há margem para melhoria...

Samsung Galaxy S20 FE 5G

Por outro lado, a Samsung pode aperfeiçoar as câmaras do Galaxy S20 FE 5G. Apesar de ter uma configuração perfeitamente aceitável de câmara tripla com lente telefoto, grande angular e ultra-grande angular, os resultados podiam ainda melhores.

A câmara dá resposta às necessidades em condições de boa luminosidade, mas em situações complexas, deixa a desejar.

Em segundo lugar, o ecrã não é feito da mesma "fibra" que os demais painéis dos demais S20. Sem estar a questionar o mérito dos 1080p (Full-HD), algo que considero perfeitamente suficiente para um smartphone, o equilíbrio de brancos deixou a desejar.

A Samsung poderá amenizar este problema com uma atualização de software. Até lá, é um bom - mas não excelente - ecrã.

Em terceiro lugar, a OneUI continuará a dividir opiniões. É agradável, fluída e envolvente, mas tem muito software dispensável, ou que para a grande maioria dos utilizadores não trará qualquer utilidade. Aqui, a Samsung pode aprender muito com a OnePlus.

Os interessados no Samsung Galaxy S20 FE 5G podem adquiri-lo a partir do site oficial da Samsung. De referir que o equipamento foi gentilmente cedido pela marca, e que podes ver mais fotos do produto em alta qualidade no Google Fotos.

Escolhas de design

8,5

Qualidade de construção

8

Ecrã

8

Performance / Desempenho

9

Interface / UI

8

Câmara

8

Bateria

8,5

Qualidade / Preço

8,5

Samsung Galaxy S20 FE 5G

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.